Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

23 de setembro de 2012


Visitas grátis





Em menos de cinco minutos pode-se visitar o Museu de Arte Moderna de Nova York - MoMA, apreciar A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, e depois andar pelos inúmeros salões do Palácio de Versalhes, na França. Sem gastar um tostão nem sair de casa. O Google Art Project (www.googleartproject.com) permite ao usuário navegar por mais de 150 coleções de 40 países, ver obras em altíssima resolução, conhecer, em 360°, as galerias de museus, incluindo brasileiros. Desde abril passado, a Pinacoteca e o Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM fazem parte do projeto.

www.googleartproject.com
 
 
 
 

Um comentário: