Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

4 de setembro de 2012


Depois de vacas e rinocerontes, agora é a vez de porcos virarem arte nas ruas de São Paulo.
 
Dez deles estão espalhados desde 2 de setembro em pontos estratégicos da cidade. Lojas, lanchonetes, centros culturais e galerias como o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, abrigam os bichos.


 
Criação da artista plástica Saramello
 
Público poderá usar os porcos para sugerir propostas para a cidade.

Com 1,20 metro de altura, eles foram moldados em fibra de vidro e entregues brancos a artistas plásticos, grafiteiros e designers. Mas os CoinCs, como são chamados, não vão se limitar à criatividade dos artistas - dependerão também do público.

"Em cima de cada uma das esculturas, há uma abertura para que as pessoas depositem ali papéis com sugestões. É a chance que as pessoas têm de dizer o que a cidade pode mudar para que a vida delas melhore", conta Reinaldo Pamponet, de 40 anos, idealizador do projeto e fundador da itsNOON, rede social responsável pela exposição.

Os porcos foram expostos já com algumas mensagens de artistas. É que alguns deles resolveram inspirar o público. É o caso de Saramello, de 34 anos, que assina o porco do Conjunto Nacional. Entre flores e gotas de água, que compõem o fundo da obra, a pintora desenhou um macaco ouvindo gramofone. "O macaco é o animal mais próximo ao homem. Acho uma figura muito didática. E o gramofone representa, para mim, a nostalgia de coisas boas do passado. No meio de tanta evolução e modernidade, o homem está deixando de lado um pouco da sua essência."

Do outro lado do porco, Saramello estampou passarinhos que recolhem garrafas PET. "Resolvi desenhar essa cena porque tem muita gente que não leva a sério a reciclagem." O ateliê da artista, que fica em Pinheiros, está cheio de material para ser reciclado. Saramello transforma lixo em toy art. "Sei que faltam cooperativas com estrutura para reciclar material. Dentro do porco, coloquei um papel pedindo que a cidade tenha mais infraestrutura para esse serviço."

Já o porco que está na Matilha Cultural, no centro, tem como tema a honra. Grafiteira, Simone Sapienza, de 39 anos, pintou com a técnica de estêncil um porco de duas faces. De uma lado, o animal ganhou a cara do ator Marcello Mastroianni; do outro, da atriz Sophia Loren. O arremate foi no focinho, com um grande bigode.

Simone explica: "Houve um tempo em que os cavalheiros fechavam negócio não apenas com aperto de mão. Diziam que estavam selando o pacto com o fio do bigode." Desde que descobriu isso, ela divulga o bigode como símbolo de honra. "Quando as pessoas têm o discernimento do que é certo fazer, não são necessárias tantas leis e multas."

A produção mais solta é a do porco da galeria Urban Arts, no Shopping Iguatemi. Trata-se de uma obra feita por 20 crianças organizadas por André Diniz, dono da loja que depositou no porco o pedido. "Precisamos de mais ciclovias."

Os CoinCs ficam em exposição até o fim de setembro. Depois, as ideias serão tabuladas e entregues ao prefeito. "Também fechamos com parceiros que uma das ideias seja colocada em prática", promete Pamponet, da itsNOON.

 
Simone Sapienza expõe na Matilha Cultural.

Vejam a relação dos artistas plásticos que participaram da criação das obras de arte nos porcos e os locais que estão expostos. Catarinha Gushiken, Sara Melo, Mick Alive, Fabio de Almeida, Tiago Santiago, Camila Conti, Loro Verz, Juarez Fagundes, Simone Sapienza e Andre Diniz.

 
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Restaurante Le Jazz Pinheiros – Rua dos Pinheiros, 254 – Pinheiros
Matilha Cultural – Rua Rêgo Freitas, 542
FNAC Paulista – Avenida Paulista, 901, Térreo
Bar Pirajá – Avenida Brg. Faria Lima, 64 – Pinheiros
Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – Cerqueira César
Restaurante Spot – Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72 – Bela Vista
Galeria Urban Arts – Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232
Lanchonete da Cidade – Rua Amauri, 334 – Itaim Bibi
Lanchonete da Cidade – Alameda Tietê, 110 – Jardim Paulista
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário