Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

18 de setembro de 2012



AUTOR-RETRATO


Auto-Retrato é uma forma de pintura onde o modelo retratado é o próprio artista. É um gênero bastante difundido no campo das Artes Plásticas.

O ser humano sempre gostou de retratar a sua própria imagem. A partir do Renascimento, quando passa a ser o "Centro do Universo", momento em que os artistas utilizam o Retrato para o registro de pessoas e famílias nobres e burguesas e o Auto-Retrato, que servia, entre outras coisas, para deixar a própria imagem do artista eternizada, além de expressar o que sentiam, suas emoções e pensamentos.

A produção de auto-retratos acompanha uma parcela considerável da história da arte. Não são poucas as vezes em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, em trabalhos que trazem a marca da auto-reflexão e, por isso, tocam o gênero autobiográfico.

Rosto, eterna esfinge… O universo do retratismo propicia uma chance privilegiada para mergulhar na questão da arte frente ao eterno dilema do rosto.



Auto-retrato - 1971 - Francis Bacon

Os auto-retratos de Francis Bacon têm a marca registrada. Descarnados, esfolados, torcidos, contorcidos, fora do lugar .

Pensemos nos auto-retratos femininos, a obra de Frida Kahlo. Todas as suas pinturas são auto-retratos, um diário visual de seus problemas físicos e emocionais, expostos de uma maneira talvez nunca antes tão direta na história da pintura. Ela dizia que pintava auto-retratos porque ficava muito sozinha e era o tema que conhecia melhor.


Auto-retrato - Frida Kahlo

"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade". Declarava a artista.
 
O retrato, assim como diversos motivos na arte, servem para múltiplas interpretações: seja o de ostentação e poder, riqueza, profano ou sacro, ou simples objeto decorativo. Exemplo: O retrato de Che Guevara é uma bandeira de culto, assim como as imagens sacras pontuam uma fé. O retrato de Gertrud Stein por Picasso se torna o símbolo de uma escola: é o cubismo inaugurando uma nova época.
 

Retrato de Gertrude Stein - Pablo Picasso.
 
Em geral, a visão do artista sobre si próprio é sombria, angustiada e até mesmo cruel, quando se evidenciam defeitos físicos ou mutilações. O exemplo mais célebre nessa direção é o Auto-Retrato com Orelha Enfaixada, pintado por Vincent van Gogh, após uma crise que o leva a cortar o lóbulo da orelha esquerda.

 
Auto-retrato - 1888 - Van Gohg
 
O movimento pop art tem como ícone o artista norte americano Andy Warhol que produziu vários autoretratos. A foto abaixo mostra um dos seus últimos vendido em maio por 15 milhões de dólares em NY, segundo divulgou a casa de leilões Sotheby’s.
 


Auto-retrato - 1986 - Andy Warhol


AUTO-RETRATO NO BRASIL 
 
O Museu Nacional de Belas Artes abrigou a primeira exposição de auto-retratos realizada no Brasil, em fevereiro de 1944, no Rio de Janeiro (então Capital da República). A capa do catálogo dessa mostra ostentava o garboso auto-retrato de Artur Timótheo da Costa que faz parte de seu acervo desde dezembro de 1945.
 


Eliseu Visconti foi um dos artistas brasileiros que mais se autoretrataram. Estima-se que tenha executado cerca de quarenta autorretratos, representativos das diversas fases de sua produtiva carreira artística.


 
"Auto-retrato ao Ar Livre" - 1943 - Eliseu Visconti
 
Mas o que fica, é a passagem do homem pela História contada através da imagem, tornando o retrato e o auto-retrato, uma poderosa fonte de comunicação. Tarsila do Amaral pintou-se bela e elegante, (vestia-se nos anos 20 em Paris pela maison Poiret) e até o fim de seus dias zelou por sua vaidade.

 
"Auto-retrato" - 1923 - Tarsila do Amaral
 
Auto-retrato de alguns artistas brasileiros.
 

 
"Auto-retrato" - 1922 - Anita Malfati
 

 
"Auto-retrato" - Candido Portinari 
 


"Auto-retrato" - 1969 - Emiliano di Cavalcanti.
 

"Auto-retrato" - feito com os papeis que saem do furador - Vick Muniz.
 
Finalizando.
"Um retrato pintado com a alma é um retrato, não do modelo mas do artista".Oscar Wilde.
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário