Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

25 de setembro de 2012


Obras de arte ganham vida com antigos resíduos 
 
Não é de hoje que resíduos inutilizados dão origem a novas peças e criações curiosas. Muitos tipos de obras de arte só existem graças a esses objetos que, em teoria, seriam rapidamente descartados. Ao contrário do que muita gente pensa, o lixo pode ser reaproveitado, sim, e ainda surpreender qualquer um. Vejam algumas dessas obras.
 
Um incrível arco gigante foi construído na entrada de um estacionamento de bicicletas. E ele se relaciona com o local, já que foi construído com partes de bicicletas quebradas. Todas as “magrelas” danificadas foram recolhidas de organizações sem fins lucrativos que armazenam bicicletas para crianças carentes. A ideia foi dos designers Mark Grieve e Ilana Spector que levaram todas as bikes para reciclagem após desmontarem a estrutura temporária.


 
Arco de bicicletas

Toda criança acaba sempre quebrando algum brinquedo, que vai para o lixo. O escultor britânico Robert Bradford recolhe tudo, estejam as peças quebradas, velhas ou inutilizadas. Com elas e com muita criatividade monta diversos animais, principalmente cachorros, que são parte de seu projeto chamado Recycled Toy Sculptures. 



Cachorro de brinquedo

Estas são obras de arte que não poderiam faltar na lista. A artista Sandhi Schimmel encontrou uma forma incrível de dar um fim decente à papelada que recebemos diariamente nas ruas, seja panfletos, formulários, comprovantes, cupons fiscais e outros. Inspirada na pop art, ela cria retratos - muitas vezes de pessoas famosas - e ainda ajuda o meio ambiente.
 


Mosaico

O boneco não é realmente feito de neve, mas os materiais utilizados nele mantêm sua forma tradicional, sem falar que não derrete! O projeto foi desenvolvido pelas próprias crianças de uma creche no Canadá a partir da técnica do reaproveitamento. Foram utilizados recipientes, embalagens plásticas e caixas vazias de suco. De forma criativa e divertida elas puderam aprender sobre a importância de reutilizar o lixo
 


Boneco de neve reciclado

O artista HA Schult criou a original e perturbadora exposição que tem mil homens feitos de lixo. As estátuas se parecem muito com pessoas reais e são todas feitas com peças de computador, plástico e alumínio. É considerada uma das maiores exposições de arte reciclada do mundo.
 
 
Pessoas de Lixo?
 
Conversa informal
 
Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra.

A reciclagem pode e deve fazer parte da vida de qualquer pessoa. Alguns anos atrás eu, como artista plástica, senti que deveria colaborar com essa necessidade do nosso planeta e divulgá-la. Criei, então, uma série que chamei de Pequeno Formato e venho trabalhando nela até os dias de hoje como uma bandeira, um incentivo a todas as pessoas que são solidárias à causa, mas não sabem como ajudar.

Comecei a fazer meus trabalhos usando a lona reciclada de caminhões como suporte e madeiras de demolição, obras e sucatas. O resultado vocês podem conferir nas fotos abaixo. Posso adiantar que a minha atitude agradou muito a todos e, como consequência, as obras foram um sucesso.
 

 

 

 

 

 

 
Devemos assumir essa conduta, não só profissionalmente, mas também no dia a dia. É só usarmos a criatividade. Veja o que nós (minha filha e eu) fizemos com o berço que, por enquanto, não está sendo usado: uma escrivaninha para o quarto da nenê. Ela adorou!



Nada melhor do que reciclar para eternizar. Assim o passado estará sempre presente. Aline Hannun

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário