Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

3 de setembro de 2012

 





Jardim Botânico de Nova York: Uma das mais completas coleções botânicas das Américas.

 
Nova York, tem o incrível poder de sempre surpreender. A surpresa desta vez ficou por conta da exposição que procura “recriar” os famosos jardins de Monet no New York Botanical Garden, localizado no Bronx.
 

 
Criado em 1891, o New York Botanic Garden foi inspirado no majestoso Royal Botanic Garden de Kew nos arredores de Londres. Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1967, é hoje uma das maiores e mais completas bibliotecas botânicas das Américas e dispõe dos mais avançados laboratórios de pesquisas botânicas do mundo,
 
Depois de uma viagem de quase 30 minutos de carro, chegamos ao local. O estacionamento custa U$ 15 por meio período.
 
A visita começa no Leon Levy Visitor Center, alí você compra o ingresso, encontra uma cafeteria e uma lojinha com livros botânicos, plantas souvenirs e afins. O visitante pode passear pela floresta a beira do Bronx River, único rio de água doce de Nova York, apreciar a beleza de inúmeros jardins e ainda desfrutar   de uma excelente música no conservatório. Tudo isso já seria maravilhoso, mas, o NY Botanical Garden oferece ainda mais, A Galeria The Arthur and Janet Ross Gallery and Lecture Hall apresenta uma exposição de fotografias dos Jardins de Giverny, de Monet, assim como duas de suas obras e a sua paleta de pintura.
  

 
O Jardim Botânico de Nova York recriou os famosos jardins de Giverny, na França, pintados pelo impressionista Claude Monet. São mais de 600 tipos de flores, como dedaleiras, lírios e delfínios, reunidos numa grande exposição, que vai até 21 de outubro.
  


Em meio a uma grande variedade de plantas e flores, o visitante é transportado até a casa e os jardins onde o artista viveu de 1883 até sua morte, em 1926.
 
 
Endereço: New York Botanical Garden, 2900 Southern Blvd.
Horário: Durante todo o ano de terça-feira a domingo das 10am às 6pm.
 
 
 
 
 

2 comentários: