Detalhe da obra "Transfiguração" - Rafael Sanzio - 1518/20
Desenho de Rafael vai a leilão por entre US$ 16 e US$ 24 milhões.
Um desenho importante do artista renascentista italiano Rafael Sanzio será colocado à venda em dezembro com um preço estimado entre 10 e 15 milhões de libras (16 e 24 milhões de dólares), anunciou a casa de leilões Sotheby's nesta terça-feira.
A obra "Cabeça de um Apóstolo", do século 16, é um estudo para a última pintura de Rafael, chamada "Transfiguração", em exposição no Museu Vaticano, em Roma. Medindo cerca de 38 por 28 centímetros, o desenho foi feito em giz preto.
"Cabeça de um Apóstolo" - 0,38 X0,28 cm - Rafael Sanzio
Apenas outros dois desenhos de Rafael do mesmo calibre foram leiloados nos últimos 50 anos, informou a Sotheby´s. Em 2009, o giz preto de Rafael "Cabeça de uma Musa" foi vendido por 29,2 milhões de libras na Christie's, de Londres.
"A Cabeça de uma Musa" - Rafael Sanzio
Atualmente parte da Devonshire Collection, em Chatsworth, "Cabeça de um Apóstolo" é um dos grandes desenhos de Rafael que permanecem em mãos privadas, informou a Sotheby´s. Agora ela está em exposição no Museu do Prado, em Madri, como parte de uma mostra das obras tardias de Rafael.
Serão leiloados ainda no dia 5 de dezembro em Londres dois manuscritos decorados datados da Idade Média, também da Devonshire Collection.
Um pouco sobre Rafael Sanzio
Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural.
Nasceu na cidade de Urbino em 6 de abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras. Apreendeu com seu pai a técnica do afresco ou pintura mural. Em seu ateliê Rafael elaborou sua primeira obra significativa, O Casamento da Virgem, de 1504. Em 1501 ele concluiu sua primeira produção, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino. Neste mesmo ano ele segue para Florença, centro artístico onde se desenvolveram as carreiras de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Este gênio das artes exerceria profunda influência sobre sua obra. Em 1515 ele é oficializado como arquiteto do Vaticano, passando a coordenar a sequência dos trabalhos na Basílica de São Pedro.
Dizem que sua fama era tal que o papa cogitou transformá-lo em cardeal. Indicado para cuidar das antiguidades de Roma, em 1517, elaborou um mapa arqueológico desta cidade. Transfiguração, de 1517, foi sua última e importante obra.
"Autoretrato" - Rafael Sanzio
Nenhum comentário:
Postar um comentário