Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

16 de setembro de 2012




 

Lionel Bawden faz esculturas usando milhares de lápis de cor.

Australiano, de  Sydney, Lionel Bawden trabalha com escultura, performance, instalação e pintura. Ele explora formas hexagonais usando o lápis de cor como material escultórico, reconfigurado e esculpidos utilizando as ricas qualidades do material e da geometria, cor e metáfora.
 
 






Bawden explora temas como a transformação de fluxo e a repetição como condições prévias para a nossa experiência do mundo físico, essencial para a construção da identidade. Bawden trabalha com as formas do corpo, temas pessoais de saudade, desejo e interconexão são abstraídas em um processo generativo para criar forma. As pinturas recentes de Bawden exploram os mais escuros estados psicológicos, fundamentadas em uma exploração de uma relação ambivalente entre figura e paisagem. Estas pinturas marcam o retorno à figura após um fascínio sustentado com abordagens mais oblíquas dos aspectos da condição humana.





lionel.bawden@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário