Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

8 de setembro de 2012

 
 


Exposição com obras do Vaticano chega a São Paulo em setembro

“Todos os caminhos levam a Roma”, diz o ditado. E, se chegando a Roma, fica fácil de conhecer o Vaticano. Mas nem todos podem ir até lá. Ou, se já foram, gostariam de ir novamente. Sobretudo para apreciar as obras de arte ali expostas.
 
A exposição Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte que chega a São Paulo, na Oca do Parque Ibirapuera, no dia de 21 de setembro vai ajudar a resolver esse “problema”.
 
Cerca de 200 obras e relíquias vindas do Vaticano poderão ser vistas na mostra incluindo obras e itens pessoais de Michelangelo e obras de Guercino. Alguns deles nunca foram mostrados ao público.

Esplendores do Vaticano



Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos (A Verônica de Guercino), de Giovanni Francesco.
 
Além das obras-primas de artistas como Michelangelo, Guercino e Bernini, serão expostos vestimentas, relicários, mapas, documentos e ambientes cenograficamente recriados, como o teto da Capela Sistina.  A maioria sai do Vaticano pela primeira vez.

Entre as peças em destaque estão a tela A Virgem Maria com o Menino Jesus entre São Pedro e São Paulo.



A Virgem Maria com o Menino Jesus entre São Pedro e São Paulo.

Poderão ser vistas também obras e peças como A Virgem Maria com o Menino Jesus e livro nas mãos (pintura de Guercino) Trono Pontifício do Papa Pio XI, manto do Papa João Paulo II, tijolo do túmulo de São Paulo, além de fragmentos reais de ossos de São Pedro e São Paulo.

As coleções serão organizadas em 11 galerias e em ordem cronológica. Entre os destaques estão a tela Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos (A Verônica de Guercino), do artista Giovanni Francesco Barbieri, conhecido como Guercino (1591-1666).

No segundo andar da Oca, é exibida uma projeção da Capela Sistina e uma visita virtual à obra, com detalhes dos afrescos monumentais pintados por Michelangelo, além de vídeos que mostram detalhes da arquitetura e dos locais mais famosos do mundo.



O compasso de Michelangelo

Antes de chegar ao Brasil, a mostra passou pelos Estados Unidos onde foi vista por 1,5 milhão de visitantes.

A curadoria é de Monsenhor Roberto Zagnoli, padre italiano de Ravenna, que trabalhou durante 15 anos como Diretor do Departamento de Etnologia dos Museus do Vaticano.

Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte. 


Onde: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº, SP.
Quando: De 21/9 até 23/12. Seg. a sex. das 10h às 20h; sáb. e dom. das 9h às 19h.
Quanto: R$ 44 (normal) e R$ 52 (com hora marcada).
Informações. www.ticketsforfun.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário