Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

9 de setembro de 2012


CURIOSIDADES DO DIA 9 DE SETEMBRO

Em 1994 no dia 9 de setembro, faleceu o pintor Iberê Camargo
Iberê Bassani de Camargo (1914 - Porto Alegre) foi pintor, gravurista e professor. Embora Camargo tenha estudado com figuras marcantes representativas de variadas correntes estéticas, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza. Com personalidade original, Iberê Camargo não gostava de cachorros nem de crianças, encontrou o verdadeiro companheirismo no gato Martim. O pintor colocava o gato no bolso do macacão enquanto preparava seus quadros e fazia questão de que sua esposa pusesse um prato de comida para o gato na mesa de jantar. "O animal é melhor do que o homem, que hoje come na tua mesa e amanhã te faz velhacaria", comparava.
 
 
Bicicleta - Iberê Camargo

Em 1901 no dia 9 de setembro, faleceu o pintor francês Henri Toulouse-Lautrec.
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (1864 — Saint-André-du-Bois) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

Toulouse-Lautrec sofria de uma doença desconhecida em sua época. Os
ossos mal soldados pararam de crescer e fizeram com que Henri não ultrapassasse a altura de 1,52 m, tornando-se um homem com corpo de adulto, mas com pernas curtas de menino.

Frequentador assíduo do
Moulin Rouge e outros cabarés. Esse era o tema principal das pinturas de Toulouse-Lautrec, a vida boêmia parisiense, que ele representava através de desenhos que lembra a espontaneidade do desenho satírico.

Era atraído por Montmartre, uma área de Paris famosa pela boemia e por ser antro de artistas, escritores, filósofos. Escondido no coração de Montmartre estava o jardim de Pere Foret onde Toulouse-Lautrec pintou uma série de óleos sobre tela ao ar livre de Carmen Gaudin (a modelo ruiva que aparece no quadro A Lavadeira de 1888).

 


A Lavadeira - 1888 - Toulouse-Lautrec
 
O dom artístico de Lautrec é bastante reconhecido, tanto pelos seus amigos da classe baixa quanto por críticos de arte. Participou do Salão dos Independentes em Paris, da exposição dos Vinte e das galerias de Boussod e Valadin. Em 1899, a vida desregrada e o excesso de álcool finalmente cobram seu preço do artista. Lautrec sofre de crises e é internado numa clínica psiquiátrica vendo a falecer logo a seguir.

Em 1569 no dia 9 de setembro, faleceu o pintor flamengo, Pieter Bruegel, (O Velho).
Pieter Brueghel, O Velho (1525 - Bruxelas) foi um pintor de Brabante, célebre por seus quadros retratando paisagens e cenas do campo e foi o primeiro de uma família de pintores flamengos. 

O Velho, que é considerado um dos melhores pintores flamengos do século XVI. Provavelmente, nasceu em Breda, nos Países Baixos. Trabalhou também no atelier de Rubens e pintou fundos de paisagem para que este artista acrescentasse em seguida as figuras de primeiro plano.
 
Sabe-se muito pouco sobre a sua personalidade. Carel van Mander disse sobre O Velho: "Era um homem tranquilo, sábio e discreto. Mas, quando estava acompanhado, era divertido e gostava de assustar as pessoas e os seus aprendizes com histórias de fantasmas e outras diabruras".
 


Provérbios Neerlandeses - 1559 - Pieter Brueghel, O Velho




Nenhum comentário:

Postar um comentário