Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

13 de setembro de 2012

 


Escultura tubular faz música com o silêncio

 

Obra de arte ocupa praça em Londres

Luke Jerram é um artista criador de esculturas, instalações, projetos de artes vivas e presentes. Iniciou a sua carreira em 1997. Jerram fez vários projetos de arte extraordinários voltados para a interação do povo. A turnê internacional, Play Me, I'm Yours (Toque-me, eu sou seu) - de 2008 - é sucesso até hoje e já atingiu mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo - mais de 700 pianos já foram instalados em 26 cidades cidades em todo o mundo, de Nova York a Sydney, com a simples instrução Play Me, I'm Yours. Localizado em parques públicos, abrigos de ônibus e estações de trem, galerias exteriores, mercados e até mesmo em pontes e balsas, os pianos estão disponíveis para qualquer pessoa que quiser usar e desfrutar. Muitos pianos são personalizados e decorados por artistas ou pela comunidade. Com a criação de um local onde o público é convidado a se envolver e interagir com a obra, o ambiente urbano trona-se bem mais agradável. Em 2010 Jerram foi eleito pelo ABC a  Pessoa da Semana.


 
A atual instalação  de Luke Jerram ocupa uma praça em Londres. Cada vez que o vento passa pela área do Canary Wharf. Aeolus - como é chamado - solta uma série de notas musicais. É uma escultura ecológica e tem o nome do senhor dos ventos da mitologia grega, foi criada à partir da dica dada por um encanador no meio do deserto do Irã. O responsável pelo sistema de irrigação local explicou ao artista que gostava do silêncio do deserto porque podia ouvir “os canos cantarem”. Na volta para casa, Jerram tratou de entender melhor as conexões entre som e arquitetura até reproduzir uma acústica que brincasse com o fenômeno.

A escultura converte o silêncio em melodia sem usar energia – nem mesmo do amplificador. É que alguns tubos são ligados por linhas de náilon, como as harpas, e criam o som pelo atrito jogado até o centro da plataforma, que projeta as notas com força. Já os canos sem amarras foram ajustados para fazer uma escala de vento em baixa frequência, criando um harmonioso som de fundo.


Como as nuvens e o sol movendo-se no céu ao longo do dia, a experiência visual para o público altera-se drasticamente minuto a minuto, hora a hora.
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Fabi Carvalho13/09/2012, 23:03

    Maravilhoso e interessante!!! Amei o post!!! Blog é um verdadeiro sucesso!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir