Os Coloritmos está em cartaz na Estação Pinacoteca de S.P.
Alejandro Otero, (1921-1990) talvez não seja muito conhecido no Brasil, mas foi, sem dúvida, um expoente da arte construtiva venezuelana. Esteve presente em quatro edições da Bienal de São Paulo, em 1957, 1959, 1963 e 1991 e em uma mostra retrospectiva dedicada a ele pela Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, há cinco anos. Agora é a vez de sua primeira grande exposição individual no País, Os Coloritmos de Alejandro Otero. Graças a uma iniciativa conjunta do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e da Fundação Nemirovsky. São 44 valiosos trabalhos pertencentes à série Coloritmos, em exposição até 6 de janeiro na Estação Pinacoteca, o primeiro deles realizado em 1955, um esboço da obra definitiva presente na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) desde 1957.
Com curadoria de Rina Carvajal, historiadora de arte que colaborou na edição da 24ª Bienal de São Paulo - 1998 - organizada pelo crítico Paulo Hekenhoff, a exposição é uma rara oportunidade de ver num mesmo espaço essa e outras pinturas históricas de um construtivista que dialogou, ainda que de forma indireta, com os concretos brasileiros.
Otero procurou esse movimento na vibração que atingia ao aproximar faixas de cor que se complementam ou desafiam uma a outra no plano.
Ele primeiro entendeu isso estudando os campos cromáticos do construtivista holandês Piet Mondrian e mais tarde ao mergulhar no projeto de vanguarda que foi a construção da Universidade Central da Venezuela em Caracas.
Parabólica, Alejandro Otero
De um início figurativo, influenciado por Cézanne, ao abstracionismo geométrico, marcado pela visão de Malevitch e Mondrian, Otero acabou criando uma obra inconfundível, grandiosa como a de seus modelos.
Quando: de ter. a dom., das 10h às 18h; até 6/1/2013
Onde: Estação Pinacoteca (lgo. Gal. Osório, 66, tel. 0/xx/11/3335-4990)
Quando: R$ 6
Um pouco sobre o Construtivismo
O Construtivismo foi criado na Russia como um movimento estético-político a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma arte pura e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano.
cores primárias e fotomontagem. O Construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do Século XX. Como movimento artístico ocorreu entre 1913 e 1930, na Europa. Foi o movimento dentro da arte moderna que mais esteve ligado à ideologia marxista. O artista vinculado a seus projetos visava contribuir socialmente ao suprir as necessidades físicas e intelectuais da nação. Para concretizar estas idéias atuaram nas mais diversas áreas desde à produção de máquinas e utilitários até a criação de meios gráficos de comunicação. Alguns artistas que estiveram associados às idéias e propostas construtivistas foram Vladimir Tatlin, Alexander Rodchenko, El Lissitzky e Naum Gabo.
Projeto do Monumento à Terceira Internacional - 1920 - Vladmir Tatlin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário