Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

10 de setembro de 2012




Moca - Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles 
 
Estetas de Los Angeles enfrentam bilionário da pop-art

Uma inflamada polêmica surgiu na principal instituição artística de Los Angeles, o Moca (Museu de Arte Contemporânea), contrapondo desde a alguns dos mais célebres estetas dos EUA a um bilionário empreendedor imobiliário.

O Moca, um dos símbolos da recente ascensão de Los Angeles como um polo artístico comparável a Nova York, está dedicado à apresentação e ao estudo da arte recente, e é tradicionalmente um lar de coisas eruditas e esotéricas. Mas o museu tem sofrido a deserção de vários conselheiros, artistas de primeiro time furiosos com um suposto nivelamento por baixo.

O artista conceitual John Baldessari foi o primeiro a se demitir, seguido de Barbara Kruger, artista gráfica do agit-prop*, e da fotógrafa Catherine Opie, especializada na temática do mundo gay.



Mulher posa perto de uma instalação do artista americano John Baldessari exposta em Londres.

Na sequência, foi a vez de Ed Ruscha, possivelmente o artista com maior projeção internacional da cidade. Essas demissões, segundo eles, poderiam ser lidas como um protesto contra a direção do museu, que estaria voltada para aspectos comerciais e da cultura pop, em detrimento da educação e do trabalho acadêmico.

As acusações recaem sobre Eli Broad, um empreendedor imobiliário bilionário e colecionador de arte que resgatou financeiramente a combalida instituição há três anos, com uma doação de US$ 30 milhões, e ao diretor escolhido por ele, Jeffrey Deitch, ex-marchand de Nova York, de mentalidade afinada com a pop-art.

Os artistas de Los Angeles manifestaram consternação pelo fato de os aspectos educacionais da instituição terem sido eliminados do orçamento, e disseram temer que o Moca esteja virando "um clichê de Los Angeles ou uma parte da indústria do entretenimento".

Curiosidades.

A algum tempo atrás, o Moca criou uma situação de constrangimento com o artista grafiteiro italiano, Blu. As manchetes anunciavam. "Grafiteiro italiano Blu tem mural apagado por museu de Los Angeles".
 
Blu realizou trabalho, a pedido na galeria, para divulgar uma exposição sobre arte urbana. O mural foi pintado na parede de uma das galerias do museu e mostrava caixões cobertos com notas de um dólar em vez das tradicionais bandeiras. Em menos de um dia a obra, ainda inacabada, foi coberta pelo MOCA. 
 
Mural do grafiteiro Blu é coberto no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles

Mural do grafiteiro Blu é coberto no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles.

A decisão foi tomada, segundo reportou o jornal "Los Angeles Downtown News", porque o mural fica em frente a um ambulatório para veteranos de guerra e a um monumento em honra aos nipo-americanos que lutaram na Segunda Guerra Mundial. O museu considerou a obra "inapropiada" dentro desse contexto.
 
O MOCA convidou Blu para pintar outro mural, mas em um e-mail publicado pelo site "Animal New York", o italiano descreveu o incidente como uma "história triste" e, segundo informações do site especializado em artes "Hyperallergic", ele não deve pintar outro mural.
 
 
*Agitprop (abreviativo de agitação e propaganda) é uma ideia do marxismo-leninismo que diz respeito à disseminação das ideias e princípios do comunismo  
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário