Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

22 de setembro de 2012


Música e artes plásticas: exposição homenageia Vinicius de Moraes
 


O Artista plástico Elifas Andreato convidou músicos, como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Martinho da Vila, Marcelo Camelo, entre outros grandes nomes da MPB, para celebrar a obra de Vinicius de Moraes. O resultado da exposição O HaverPintura e música para Vinícius, que conta com o patrocínio da Petrobras, já pode ser conferido pelo público.

Inspirados no poema O Haver, de Vinícius, os 15 músicos compuseram canções – instrumentais ou letradas – e depois, junto com Elifas, cada um deles fez uma pintura em homenagem ao poeta. Além da exposição, o projeto tem ainda como produtos um DVD e um livro.

 


Com quase 50 anos de carreira, o artista gráfico, cenógrafo e jornalista Elifas Andreato é considerado o mais importante autor de capas e um dos nomes mais importantes das artes gráficas do país. Ele produziu capas de disco para grandes nomes da música popular: de Chico Buarque a Paulinho da Viola; de Adoniran Barbosa a Elis Regina. A relação do artista gráfico com o poeta começou em 1975, quando foi convidado a criar a capa do disco Vinicius e Toquinho.
 
O Haver
Vinicius de Moraes
 
 
Serviço: O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius de Moraes

Elifas Andreato e convidados

Onde: Galeria BNDES – Av. República do Chile, 100. Centro. Rio de Janeiro.

Quando: Até 11/10, de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Grátis.

Mais informações: www.ohaver.com.br

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário