Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

17 de setembro de 2012



 

Histórias em quadrões com a Turma da Mônica

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa já vem há bastante tempo recriando as maiores obras de arte do mundo com os traços da Turma da Mônica. Ele teve a ideia numa visita ao Museu de Arte de São Paulo, o Masp, que tem a mais importante coleção do Brasil. Lá estava o quadro Rosa e Azul, de Renoir, aquele no qual duas garotinhas posam com seus vestidos de festa para o artista. Pronto: estava dada a partida! Mauricio refez a pintura com os traços da Mônica e da Magali. Depois foi a vez da dentuça (ops... que ela não nos ouça) aparecer como Mona Lisa, e o Chico Bento ser retratado como Lavrador de Café, de Candido Portinari. O autor não parou mais de pintar suas versões, que foram se acumulando no estúdio e acabaram por se tornar atração para quem o visitava.

Mauricio passou catorze anos pesquisando e o trabalho foi iniciado em 2002 com a publicação do livro História em Quadrões. Os quadros foram expostos em vários lugares .






Surgiu então a ideia de fazer uma mostra, que foi um grande sucesso na Pinacoteca do Estado de São Paulo, enquanto acontecia no mesmo local uma exposição das obras do escultor Rodin. Na ocasião o destaque foi para uma escultura do Cebolinha, O Pensador, certamente bolando mais um de seus planos infalíveis "pala delotar a Mônica". Com certeza Rodin e os demais artistas ficariam orgulhosos com tamanha homenagem da Turma da Mônica e seu criador Mauricio de Sousa. A exposição dos Quadrões percorreu museus em todo o Brasil, com mais de 1 milhão de visitantes.



Neste livro, adultos e crianças têm acesso à criação de Mauricio, mas também a uma introdução à história da arte. As obras com a Turma são acompanhadas por reproduções dos originais que as inspiraram, sempre na mesma página, e de informações sobre os artistas e sua produção. Uma parte do livro é dedicada exclusivamente à arte brasileira.


 

 

"Espero que com essa exposição o nosso público, principalmente as crianças, aproxime-se da história dos grandes mestres da pintura, conhecendo suas vidas, suas obras e tendo o seu momento lúdico com as nossas paródias da Turma da Mônica". Foram as palavras de Mauricio de Sousa sobre a mostra História em Quadrões, que esteve aberta aos visitantes na Pinacoteca do Estado de S.P. Depois percorreu as principais capitais brasileiras. Estados Unidos e Europa também fazem parte do roteiro.

Ao longo dos últimos dez anos, Mauricio - e uma pequena equipe de auxiliares - foi criando, com tintas e pincéis, paródias bem-humoradas dos trabalhos artísticos eternizados por grandes nomes da pintura brasileira e internacional.

O resultado dessa brincadeira deu origem a uma série de quadros que são pura diversão e informação. Na Pinacoteca foram expostas 46 obras, com destaque para a Mônica Lisa, que relembra a imortal obra Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Monet, Botticelli, Van Gogh, Degas, Michelangelo, Toulouse-Lautrec, Renoir, Portinari, Almeida Júnior e Anita Malfatti, entre outros.
 
Um pouco sobre Mauricio de Sousa

Mauricio Araújo de Sousa, (Santa Isabel, S.P. 1935). Um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras. Filho de pai poeta e barbeiro e de mãe, poetisa. Enquanto estudava, trabalhou em rádio, no interior, onde também ensaiou números de canto e dança e para ajudar no orçamento doméstico, desenhava cartazes e pôsteres. Chegou a fazer ilustrações para os jornais de Mogi, mas queria desenvolver técnica e arte. Para isso, precisava procurar os grandes centros, onde editoras e jornais pudessem se interessar pelo seu trabalho. Pegou amostras do que já

tinha feito e publicado e dirigiu-se para São Paulo em busca de emprego. Conseguiu uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã.
Em 1959 criou uma série de tiras em quadrinhos, entre elas, Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista. Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de jornal - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas, tipo tablóide, para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.

Foi em 1970, que Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares, depois de dois anos lançou a revista Cebolinha e nos anos seguintes as publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras. Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.

Na década de 80, Mauricio abriu um estúdio de animação - a Black & White - e parou com o desenho animado e concentrou-se nas histórias em quadrinhos e seu merchandising. Dentre esses projetos, a criação do primeiro parque temático, o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, em São Paulo, seguido do Parque da Mônica do Rio de Janeiro.

As revistas vendem-se aos milhões, o licenciamento é o mais poderoso do país e os estúdios se preparam para trabalhar com a televisão. Maurício também está à frente de um projeto educacional ambicioso, onde pretende-se levar a alfabetização para mais de 10 milhões de crianças.

A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.













2 comentários:

  1. Fabiana Carvalho17/09/2012, 10:16

    Introdução da Arte para crianças de uma maneira inteligente e muito divertida!!! Parabéns!!! Excelente post!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida. Com essa matéria nós batemos o recorde de visualizações. Sinal que as mamães estão preocupas em introduzir a arte desde cedo na educação das crianças.
    Obrigada pelo incentivo. Bjs

    ResponderExcluir