Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

29 de setembro de 2012




 
Apresenta a exposição: Horizonte Aparente da artista plástica Francisca B. Ashforth
 

Ashforth cresceu em uma família de gravadores, escultores e pintores. Seu amor pela paisagem - que vem desde seus primeiros anos em New Hampshire e do Vale do Connecticut - a levou a uma paixão pela linha do horizonte e suas relações entre o céu, a terra e a água. Ashforth afirma: "Estou perfeitamente consciente da tensão inata e do equilíbrio que reside dentro dessa linha. Formações de nuvens, padrões de tempo, vento, luz, este equilíbrio entre a paisagem e a criação a partir da memória".
 
As obras de Ashforth são sobre a descoberta da beleza natural do espaço aberto. Tanto em suas gravuras como em seus quadros, ela procura a pura essência da paisagem, quase abstratas. Ela é mestra na manipulação da luz e suas composições, apresentando uma nova perspectiva sobre o eterno equilíbrio da linha do horizonte. Os 50 trabalhos apresentados na Galeria Bendheim demonstram uma essência especial que tem o poder de manter-se na memória por muito tempo após a visualização real da paisagem.
 






De 13/09 a 4/112012
 
Conversa informal

Recentemente tive o prazer de visitar essa exposição e posso garantir que os trabalhos são maravilhosos. A artista utiliza uma técnica muito boa, suas cores são harmoniosas e o resultado é surpreendente. O casarão da exposição é lindo e a cidade de Greenwich é muito charmosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário