Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

30 de agosto de 2012



Artista alemã Nina Boesch recria ícones de Nova York com bilhetes de metrô.
 
Nina Boesch é designer e vive em Nova York. Formada com honras pela Rhode Island School of Design, o trabalho de Nina com os MetroCards foi homenageado pelo Art Directors Club, e tem sido destaque em diversas publicações como o New York Times Magazine.

As colagens com os cartões do metrô são a principal ferramenta para obras de expressão única, onde o universo novaiorquino é sua principal inspiração, em cores como: amarelo, laranja, azul e preto. Mostram sempre ícones da cidade, como os edifícios famosos, as ruas planejadas, os principais jornais e a ponte do Brooklyn, além de celebridades.

A artista diz que consegue as imagens coloridas usando a parte da frente dos bilhetes e as cores de fundo - preto, branco e cinza, com o verso.

Boesch estima já ter picotado cerca de 30 mil bilhetes nova-iorquinos para seus trabalhos.

Ela diz que adquiriu o hábito de procurar tíquetes no chão das ruas e estações. Seus amigos e colegas também contribuem com os pedaços de papel.

A artista, de 33 anos, começou a criar as colagens 11 anos atrás, quando precisava de um presente barato para sua família hospedeira durante um intercâmbio em Nova Jersey.

Com os bilhetes de transporte que tinha, ela fez um mapa dos Estados Unidos para eles. "Eles gostaram tanto que me motivaram a continuar", diz.

Seus trabalhos são vendidos a preços que vão de 200 a 2.500 dólares.

Além da reutilização do material que antes poderia ser visto com frequência nas latas de lixo. Mais uma vez a arte cumpre o seu papel de conscientização ecológica. Um luxo!


Veja que incrível!

 


"Os táxis amarelos da cidade." - Nina Boesch

 
"Ponte do Brooklyn" - Nina Boesch
 

 
Artistas que tornaram a cidade conhecida mundialmente, como o ex-beatle "John Lennon", também foram temas dos trabalhos de Nina Boesch.
 

 
A atriz Audrey Hepburn no filme "Bonequinha de Luxo". Nina Boesch
 
 
"A estátua da liberdade" - Nina Boesch



Mais informações.
 

 


 

Um comentário:

  1. Adorei os trabalhos da Nina Bosch, boa ideia.....vou juntar mais bilhetes de Pedagio, que ja tenho um bom pacote.......talvez sai alguma arte. Vou analisar. Para vc Parabens, querida amiga, gatita, este teu Blog ja vale ouro, imagina de aqui a 10 anos.........cheio de b0oms comentarios....................beijao Margot

    ResponderExcluir