Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

7 de agosto de 2012


AQUARELANDO



Hoje vamos contar um pouco sobre a  História da Aquarela


Aquarela é uma técnica antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.

No ocidente, o uso da técnica começou na
Idade Média, com Taddeo Gaddi, discípulo de Giotto. Ele viveu até 1366, e teria produzido uma série de desenhos aquarelados, feitos sobre papel tipo pergaminho.


Afresco de Taddeo Gatti

gaddi

O encontro de Joaquim e Ana por Taddeo Gaddi, 1338.


Foi com Albert Dürer (Nuremberg, Alemanha, 1471-1528), que a aquarela pode resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras.




Albert Dürer. A Virgem e o Menino entre os animais. 1503.
Pena, nanquim e aquarela; 32,1 x 23,4cm.
Viena, Graphische Sammlung Albertina.



Somente no século XVIII é que a técnica passou a ser considerada como um método autônomo e independente, difundida em toda a Europa e reconhecida como a “Arte Inglesa”. Neste momento surgem nomes como Alexander Cozens, o poeta pintor William Blake, John S. Cotman, entre outros. 

A aquarela se tornara um hábito nas cortes européias, o que lhe dava certo “ar” de futilidade, de feminilidade espontânea e, embora surgissem novos pintores aquarelista, esta técnica começou a ser vista com preconceito.

William Turner foi sem dúvida quem melhor soube explorar as possibilidades da aquarela; e o que muitos desconhecem é que Turner produziu 19.000 aquarelas, o que lhe garante o título de maior aquarelista de todos os tempos.



Um pouco sobre Turner


John Mallord William Turner (1775-1851). Nasceu em Londres, Inglaterra, em 23 de abril de 1775. Reconhecido como um dos melhores artistas de paisagem, teve trabalho exibido quando ainda era um adolescente. Sua vida inteira foi dedicada à sua arte. Ao contrário de muitos artistas de sua época, ele foi bem sucedido ao longo de sua carreira.

Com 13 anos de idade fazia desenhos em casa e os exibia na janela da barbearia do seu pai. Aos 15 anos recebeu uma honra rara, um de seus quadros foi exibido na Royal Academy. Aos 18 anos já trabalhava em seu próprio estúdio e antes dos 20 anos já vendia desenhos para reproduções em série.

Veneza foi a inspiração de alguns dos melhores trabalhos de Turner e foi onde desenvolveu uma técnica particular de pintura traduzindo o que via em cenas de muita expressão cheia de luz de seus próprios sentimentos românticos.
A aquarela exerceu tamanha influência sobre Turner, a ponto de fazê-lo experimentar na pintura a óleo as mesmas possibilidades cromáticas, através da aplicação de camadas bastante delgadas e sobrepostas, com muita luminosidade.

Na velhice, Turner tornou-se excêntrico, não tinha amigos íntimos e não permitiu que ninguém o observasse enquanto pintava. Turner realizou algumas exposições, mas sempre se recusou a vender seus quadros.

Turner é considerado um dos fundadores da pintura da aguarela da paisagem inglesa, embora também seja conhecido por seus óleos. Algumas de suas obras mais famosas são: Dido Edifício Cartago, Burial at Sea, O Grande Canal, Veneza, Rain, Steam and Speed.




Dido Edifício Cartago, ou a Ascensão do império cartaginês, 1815;
Óleo sobre tela, 155,5  x  232 cm; National Gallery, Londres




Burial at Sea, 1842; Óleo sobre tela, 86,9 x 86,6 cm;
Galeria Clore para a coleção de Turner, de Londres




O Grande Canal, Veneza 1835;
Óleo sobre tela, 91,4  x  122,2 cm;
Metropolitan Museum of Art, New York



Conversa informal


A obra Rain, Steam and Speed (Vapor, chuva e velocidade) de Willian Turner, também faz parte da minha série Girassol. Dessa vez os girassóis estão nos arcos abaixo da ponte e ao lado, representando a locomotiva. Para criar um efeito de movimento no céu, apliquei papel de seda e colori com tinta acrílica.



Rain, Steam and Speed 1844; Willian Turner.
Oil on canvas, 90.8 x 121.9 cm; National Gallery, London.




Chuva, vapor e velocidade com Girassóis - Mista
0,55 X 0,65 cm - Aline Hannun


Saindo do Ateliê para o Universo da Aquarela

Essa é uma boa oportunidade para os artistas aquarelistas mostrarem seus trabalhos e para o público que quiser observar a técnica de perto.





Participem!!!




O UNIVERSO DA AQUARELA em sua sétima edição nos traz o que há de melhor e mais atual no campo da pintura em aquarela.


Dedicação com Qualidade é o tema da Jornada 2012, cujo objetivo principal é divulgar a aquarela e passar conhecimentos a todos os que se interessam pela arte, artistas, iniciantes, educadores e público em geral.

Salão do Universo da Aquarela com inscrições de 20 a 24/08/2012

A Jornada 2012 nos seus 11 dias de atividades constará de:

Exposição de aquarelas, 14 workshops, demonstrações, consultorias, palestras e laboratório experimental de aquarela.

Para informações, ver o regulamento do Salão e a programação completa do UNIVERSO DA AQUARELA “Dedicação com Qualidade”, 2012
acesse o site: www.universodaaquarela.com.br
Informações: (11) 98557-1400 ou (11) 5585-3689

ENTRADA FRANCA

Local: Espaço ECCO Associação Comercial de São Paulo - Distrital Centro

Rua Galvão Bueno, 83 – Liberdade (metrô), SP.

Data: 22/11 a 02/12/2012 das 10 às 17h - (inclusive sábados e domingos)

Comissão Organizadora do Universo da Aquarela: Coordenadora geral do projeto - Regina Y. Komatsu; Deli Ribeiro - Relações Públicas; Marilu Queiroz - Curadora e planejamento visual










Um comentário:

  1. Amo aguarela, adorei a materia, muito clara e fundamentada. Parabéns!

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