Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

24 de agosto de 2012




Exercícios de Olhar no Museu Lasar Segall S.P.

O Museu Lasar Segall/Ibram, em São Paulo, dando continuidade ao programa de exibições 2012, está com uma nova exposição em cartaz entre 14 de julho a 21 de outubro.

Exercícios de olhar apresenta 37 obras de 32 artistas, de períodos e tendências distintas da história da arte. A exposição traz pinturas, gravuras e desenhos pertencentes a coleções particulares e de acervos de instituições museológicas do Rio de Janeiro e São Paulo.

A curadora Aracy Amaral selecionou obras do final do século XIX à contemporaneidade, com ênfase em trabalhos do período modernista, sempre focalizando a temática pouco usual de figuras de costas. Por razões formais esse ângulo de enfoque – omissão da figura frontal – alcança um caráter enigmático. Essa temática também causa estranhamento e não deixa de ser frequente em trabalhos de índole expressiva.
“No caso desta exposição, que destaca figuras de costas, podendo ser ocasional ou constante na obra de certos artistas como Oswaldo Goeldi e Pancetti, por exemplo, a intenção é uma vez mais conduzir o espectador a se indagar sobre o teor da obra quando acadêmica, impressionista”, revela a curadora.

Algumas das obras apresentadas

 
 
Giorgio De Chirico - Cavalos à beira mar, 1932-1933
 

 
Vicente do Rego Monteiro - Mulher diante do espelho, 1922
 
 
Henri de Toulouse Lautrec - Monsieur Louis Pascal visto de costas, 1893


www.museusegall.org.br

Onde: Museu Lasar Segall

Rua Berta, 111, Vila Mariana, São Paulo

Quando: 14/07 a 21/10/12

Horário: diariamente das 11h00 às 19h00 (Fecha às terças-feiras)

Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário