Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

17 de agosto de 2012




Dando continuidade a seção Museus, vou contar um pouco sobre o Museu do Prado em Madri.





Museu Nacional do Prado, Madri

O Museu Nacional do Prado é atualmente uma das maiores pinacotecas do mundo.
Apresentando belas e preciosas obras de arte, o museu localiza-se em Madri e foi mandado construir por Carlos III.

Contendo pinturas e esculturas provenientes das colecções reais e da nobreza, o museu possuia, quando da sua inauguração, 311 obras de arte. Atualmente o Prado alberga uma coleção de mais de 9.000 obras de arte, na maioria pinturas.

A exposição permanente do museu está composta por 1.500 quadros pintados por artistas como El Greco, Velázquez, Goya, Hieronymus Bosch (El Bosco) e Rembrandt.

O museu abriu suas portas ao público em 1819. Atualmente está exposta a coleção mais completa da pintura espanhola no período que vai do século XI ao século XVIII, embora também estejam expostos exemplares das escolas alemã, francesa e inglesa, bem como obras de pintura flamenga e italiana.

Algumas das obras mais conhecidas do Museu do Prado são Las Meninas (As Meninas) de Velázquez, O Lavatório de Tintoretto, Jardín de las Delicias (O Jardim das Delícias) de Hieronymus Bosch (mais conhecido na Espanha como "El Bosco").



Diego Velázquez, Las Meninas, 1656
Oléo sobre tela, Museu do Prado, Madri.



Tintoretto, El Lavatorio, 1549,
Óleo s. linho, 2,10 x 0,53, Museu do Prado, Madri.




Hieronymus Bosch, O Jardim das Delícias, 1504
Museu do Prado, Madri.


Guernica de Picasso, um dos maiores orgulhos da Espanha e do Mundo encontra-se também no Museu do Prado, Madri.



Foi um dos primeiros museus públicos de toda a Europa e o primeiro de Espanha, fazendo assim notar a sua função recreativa e educacional. Recebe anualmente quase três milhões de visitantes.


A colecção de pintura espanhola é a mais importante do museu, sendo a que lhe concede o renome internacional que actualmente tem. O Prado expõe desde os murais românicos do século XII à produção de Francisco Goya.




Goya, La maja vestida, 1798, Lienzo. 0,97 x 1,90
Museu do Prado, Madri.


A colecção de desenhos, conta com cerca de 4 mil obras, destacando os cerca de quinhentos desenhos de Francisco Goya, a mais importante coleção desse gênero em todo o mundo. Duas salas, instaladas no segundo andar do museu, mostram rotativamente, por razões de conservação, esta importante e rica coleção.


Já a colecção de escultura é composta por mais de 220 peças de Antiguidade Clássica, trazidas da Itália entre os secúlos XVI e XIX, bem como por importantes obras renascentistas.
 




Dionísio-Baco, Deus do Vinho, Museu do Prado, Madrid.
 

Por último, a colecção de artes decorativas é das mais bonitas e ricas do Prado, exibindo até o famoso Tesouro do Delfim.

Acesse o site. http://www.museodelprado.es/





Nenhum comentário:

Postar um comentário