Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

3 de agosto de 2012



Amigos do Blog

Hoje estou abrindo mais uma nova seção: MUSEUS que vai falar um pouco sobre a história do Museu e os principais Museus do Mundo. Será apresentado todas as quintas-feiras  junto com outras matérias.


História do Museu


A palavra “MUSEU”, de origem grega, significa “templo das musas”. Já era usado em Alexandria para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

International Concil of Museums, é hoje, a instituição que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para fins de preservação ou apresentação pública.

Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza.

O primeiro museu público foi criado na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.


Um pouco sobre o Museu do Louvre.


Instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris.

É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e da cultura humanas.

O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e de civilização, tanto do Oriente quanto do Ocidente.

É impossível conhecer o Louvre num único dia, com suas oito seções e suas mais de 35.000 obras.

É o museu mais visitado do mundo, recebendo em 2011, 8,8 milhões de visitantes.




Mais informações sobre o Louvre, acesse:

http://www.louvre.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário