Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

14 de agosto de 2012






PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO


São Paulo, um olhar de imigrantes.


A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição São Paulo, um olhar de imigrantes, com cerca de 30 trabalhos, realizados entre 1893 e 1980, que apresentam São Paulo sob o olhar dos artistas imigrantes que chegaram à cidade no começo do século XIX.


Entre os artistas presentes na mostra estão os japoneses Massao Okinaka e Tomoo Handa, os italianos Mick Carniceli e Ottone Zorlini, ou mesmo o fotógrafo húngaro Thomas Farkas e a desenhista alemã Hilde Webber.


Todas as obras integram o acervo da Pinacoteca do Estado e serão exibidas dentro do programa de exposições temporárias da mostra Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.“A pinacoteca é um museu estritamente ligado a cidade de São Paulo. Esta é a primeira exposição que abre uma série de mostras temporárias relacionadas a iconografia de São Paulo a partir do acervo do museu.


Estão sendo consideradas mostras futuras envolvendo convidados, assim como historiadores para trabalharmos as configurações da cidade de São Paulo durante este período”, afirma Ivo Mesquita.


Quando: Até 30 de dezembro de 2012
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Centro - SP
Fone: 3324-1000
Terça a domingo, das 10h às 18h




Nenhum comentário:

Postar um comentário