Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

9 de agosto de 2012






Cem anos de Jorge Amado na Bienal do Livro



Bienal do Livro, exposição e festival assinalam centenário de Jorge Amado


Na semana em que completaria o seu centenário de nascimento, o escritor brasileiro Jorge Amado será homenageado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, num festival e numa exposição na Bahía.

Jorge Amado, nasceu em Itaibuna, em agosto de 1912.
Foi um dos mais famosos  e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. 

É o autor das obras mais adaptadas da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra.


O centenário de Amado será celebrado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa nesta quinta-feira (9/8), com leituras de textos seus, conferências sobre as suas histórias que foram adaptadas ao cinema e uma  apresentação sobre a cozinha baiana que o escritor retratou tão ricamente em suas obras.

Na cidade em que Amado passou a infância, Ilhéus, na Bahía, um festival já começou e vai até domingo. Saraus, conferências, peças teatrais, projeção de filmes e concertos de música brasileira compõem a programação para a população local.

Entre os cantores e músicos que vão se apresentar no festival chamado "Amar Amado", destacam-se Caetano Veloso, que cantará na sexta-feira, Moraes Moreira e a Família Caymmi, no sábado.

Jorge Amado é a inspiração para muitos outros escritores, roteiristas, diretores de peças de teatro e filmes, jornalistas, músicos e artistas plásticos.

As homenagens não se restringem apenas à Bienal Internacional do Livro e sim a várias regiões do Brasil como, na sua cidade natal com uma exposição de telas pintadas no linho "Amada Bahia de Jorge" do artista plástico, também baiano, Henrique Passos.  




Vadiagem - Festa Popular


Em São Paulo a artista plástica, escultora e professora, Dalila Nascimento, participou da exposição "Uma Homenagem a Jorge Amado". Como escultora, tem como forte a expressão na Cerâmica em suas obras.

Dalila Nascimento estudou Artes Plásticas na Fundação Escola Guignard em BH/MG. Atualmente reside e trabalha em São Paulo.

Duas das obras apresentadas na exposição "Uma Homenagem a Jorge Amado

 

Jorge Amado, Amado Jorge I - Dalila Nascimento



Jorge Amado, Amado Jorge II - Dalila Nascimento


Mais informações acessem o site.www.dalilanascimento.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário