Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

3 de agosto de 2012








22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 

A feira acontece entre os dias 9 e 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Como nas edições anteriores da Bienal, a programação prima pelo ecletismo. Há desde fenômenos da cultura pop a romancistas e acadêmicos consagrados pela crítica.

Entre os convidados internacionais confirmados estão a americana Cecily von Ziegesar, autora da série "Gossip Girl", o filósofo italiano Mauro Maldonato, o antropólogo francês Bruno Latour e o autor chileno Alejandro Zambra, destaque da última Flip.

Já a lista brasileira traz Cristovão Tezza, Milton Hatoum, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os campeões de venda Thalita Rebouças ( Era uma vez minha primeira vez) e André Vianco (O caso Laura).

A programação da Bienal também vai prestar homenagens a Jorge Amado e Nelson Rodrigues - que completariam cem anos neste mês - e à Semana de Arte Moderna de 22.

O tema da 22ª edição da Bienal será: "Livros Transformam o Mundo, Livros Transformam Pessoas". A curadoria é de Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, e dos jornalistas Paulo Markun e Zeca Camargo.

No Salão de Ideias, principal espaço de debate do evento, o comando será de Markun e Zeca Camargo fica à frente da programação voltada ao público jovem.

A programação inclue, apresentação de filmes, teatros musicais, banda de sopros, orquestra de cordas, teatro e literatura.

A estimativa é que 1.100 selos editorias participem da Bienal e que o número de visitantes chegue a 800 mil.


Para saber a programação completa, entre no site da Bienal.



22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Quando: de 9 a 19 de agosto de 2012
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, S. P.)
Quanto: R$ 12,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário