Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

22 de agosto de 2012



CURIOSIDADES SOBRE FRED ASTAIRE



Ator, cantor e dançarino americano Frédérick Austerlitz, também Fred Astaire, 1899 - 1987, Omaha, Nebraska, EUA






Reza a lenda que, em seu primeiro teste para o cinema, Fred Astaire foi avaliado da seguinte maneira: ele não sabe interpretar, é ligeiramente calvo e sabe dançar razoavelmente bem.


Ele emprestou sua voz a importantes composições de Jerome Kern, Arthur Schwartz e Con Conrad. Apesar de seu estilo, a suavidade de seus passos acabaram por colocar sua carreira de cantor em segundo plano. Grandes compositores populares norte-americanos, no entanto, elegeram Astaire seu intérprete favorito.


Antes de sua estreia nas telas, os dançarinos costumavam aparecer nos filmes apenas "em partes": a câmera se detinha nos pés, nas cabeças e nos troncos dos bailarinos. As imagens eram compostas depois na sala de edição. Astaire, ao contrário, exigia ser filmado de corpo inteiro.


Quando perguntaram, certa vez, a ele qual era o segredo de sua dança, Astaire respondeu: "Só tem que parecer que é fácil." Ele é considerado um dos maiores gênios da dança na história do cinema.


Muitos anos mais tarde, o único artista que podia rivalizar com seu talento, Gene Kelly, declarou: "A dança no cinema começou de fato com Fred Astaire".


Fred aos cinco anos, já fazia apresentações com sua irmã, Adele, um ano mais velha, nos palcos de Londres e sua estreia no cinema foi com o filme "Dancing lady", de 1933.



Fred e Ginger

 
O mais incrível é que Fred não gostava de dançar fora dos palcos. Na verdade, o ator dizia que a dança de salão o entediava

 
Em 1950, Fred recebeu um Oscar especial da Academia por sua contribuição técnica aos musicais de cinema e ganhou uma estrela na calçada da fama, na famosa Hollywood Boulevard.


 Ginger Rogers e Fred Astaire tinham uma química inigualável no palco (fizeram juntos 10 filmes), mas fora dele os dois se odiavam. Fred dizia que Ginger era caipira demais, e que a moça não conseguia executar passos mais complicados.



Nas filmagens de "O Picolino", Fred teve uma crise de espirros por causa do vestido de penas de avestruz usado pela atriz, mas, para sorte do figurinista, Fred descontou sua raiva em Ginger, que apenas usava o vestido.


Ginger, por sua vez, odiava ter sua imagem associada à de Fred. Alguns anos depois do fim da parceria, ela declarou: "Eu fazia tudo o que ele fazia, só que de salto alto e para trás".


Fred certa vez disse. "Não pretendo provar nada dançando. Nunca foi para mim uma forma de expressão. Eu apenas danço", Fred Astaire sugere que sua maestria nas coreografias era mais simples de explicar do que realmente parecia. O mestre morreu há 25 anos, vítima de pneumonia.







Cinderela em Paris, Audrey Hepburn e Fred Astaire

 





Meias de seda, Cyd Charisse e Fred Astaire

Fred certa vez disse. "Não pretendo provar nada dançando. Nunca foi para mim uma forma de expressão. Eu apenas danço", Fred Astaire sugere que sua maestria nas coreografias era mais simples de explicar do que realmente parecia. O mestre morreu há 25 anos, vítima de pneumonia.


Assista um pequeno trecho do filme de Fred Astaire & Rita Hayworth You'll Never Get Rich - Rehearsal Duet 






2 comentários: