Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

25 de agosto de 2012



Redescoberta obra de Picasso em museu americano

Uma tela de Picasso foi redescoberta no Evansville Museum, em Indiana, nos Estados Unidos, meio século após ser confundida com uma obra de Gemmaux, um artista que nem mesmo existe.

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma pesquisa revelou que a confusão aconteceu por conta de um erro de catalogação.

Picasso, inclusive, registrou sua assinatura no canto superior direito da tela, intitulada Mulher Sentada com Chapéu Vermelho.

Segundo o jornal, a obra foi dada de presente ao museu em 1963 pelo designer industrial Raymond Loewy.



Mulher Sentada com Chapéu Vermelho, Pablo Picasso.

A palavra "gemmaux" refere-se, na verdade, não ao nome de um artista, mas ao plural de "gemmail", uma mistura líquida usada para unir pedaços de vidro, que, quando iluminados por trás, mostram suas verdadeiras cores.

Picasso pode ter sido apresentado à técnica por seu amigo Jean Cocteau, no início da década de 1950. Acredita-se que ele produziu cerca de 50 gemmaux durante dois anos enquanto estudava na França.

Por desconhecer o tal Gemmaux, o museu acabou escondendo a peça em seu depósito. E ela só saiu de lá quando a casa de leilão Guernsey´s entrou em contato com o museu em busca d e algum trabalho gemmaux de Picasso.

"Brilha como uma jóia", disse o "Guardian" John Streetman, diretor executivo do Evansville Museum.

Nesta semana, os proprietários do museu anunciaram que pretendem leiloar a obra em Nova York. O preço estimado de venda ainda não foi revelado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário