Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

16 de agosto de 2012





 CURIOSIDADES SOBRE CARAVAGGIO



Caravaggio, Ottavio Leon


Realismo ao pé da letra

Na tela A Morte da Virgem comenta-se que o pintor teria usado como modelo o corpo de uma prostituta encontrada morta no rio Tibre, cujo ventre estava inchado.

Em A Ressurreição de Lázaro, os modelos teriam sido obrigados pelo próprio artista, que os ameaçava com um punhal, a posar carregando um cadáver de verdade.


Luzes, tinta, ação!

Caravaggio era conhecido por pintar bastante rápido e diretamente sobre a tela, sem nunca fazer desenhos e esboços (não há conhecimento de desenhos atribuídos a ele). Artista inquieto e de personalidade ansiosa, sempre entregava suas encomendas dentro do prazo, provavelmente sedento por terminá-los e começar novos trabalhos.


Pedradas.

Comenta-se que, além das conhecidas brigas, ameaças e ofensas contra as mais diversas pessoas, Caravaggio chegou a atirar pedras, por mais de uma vez, contra os pedestres que passavam em frente à sua janela, em Roma. O artista foi processado e levado à prisão várias vezes.

 Nesta pintura, podemos observar Maria Madalena e os apóstolos em torno da virgem. A grande tristeza das figuras presentes na cena não está expressa em um semblante emotivo, mas no fato de estarem escondendo o rosto. Trata-se de uma profunda tristeza, velada e silenciosa. A santidade da virgem é distinguida por sua aureóla.




A Morte da Virgem,1606, Caravaggio, óleo sobre tela. Museu do Louvre, Paris.



Baco Doente.

O pintor era jovem quando realizou esta pintura, que muitos acreditam tratar-se de um auto-retrato. No quadro, podemos observar um jovem atraente com músculos definidos, mas ictérico e com lábios descorados. Provavelmente, trata-se do período que o jovem artista esteve internado devido a um ataque de malária.



Baco Doente, 1594, Caravaggio, óleo sobre tela. Galeria Borghese, Roma.




Sua única companhia foi o jovem aprendiz Gerusaleme, um surdo-mudo que ele adotou ainda criança.

 A modelo preferida de Caravaggio foi a bela Fillide Melandroni, que ele retratou em duas ocasiões como Madalena (a Penitente Madalena - c.1593), como Santa Catarina de Alexandria e num retrato formal, que, infelizmente, foi destruído em Berlim durante a Segunda Guerra Mundial.

Melandroni era uma mulher bonita de família respeitável em Siena, Fillide tornou-se uma cortesã célebre, que teve como amantes alguns dos homens mais ricos e poderosos da Itália. Caravaggio parece ter sido apaixonado por ela, e tem-se especulado que uma discussão sobre ela pode ter precipitado a briga fatídica de 1606, em que o artista disse ter cometido assassinato, sendo posteriormente banido de Roma.
 Certa vez Caravaggio disse: "Não sou um pintor valentão, como me chamam, mas sim um pintor valente, isto é: que sabe pintar bem e imitar bem as coisas naturais."



O artista Giovanni Baglione, que anos antes o havia processado por ofensa, narrou seus últimos momentos:
"Foi colocado em uma cama, com febre muito forte, e ali, sem ajuda de Deus ou de amigos, morreu depois de alguns dias, tão miseravelmente quanto viveu".


Para saber mais sobre esse artista, acesse.



Conversa informal


Nesta última quarta feira, tive a agradável experiência de fazer uma visita à exposição Caravaggio e seus seguidores no MASP.



MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

 

Cheguei ao local por volta das 13:30hs, horário que imagino ser um dos de maior movimento devido a localização (Av. Paulista) e por ser próximo ao horário de almoço. Guardei o carro no estacionamento ao lado sem maiores problemas e me dirigi ao saguão de entrada do Museu.
Na bilheteria encontrei uma pequena fila e o ingresso ao preço normal foi de R$ 15,00 (estudante paga 1/2 e acima de 60 anos a entrada é gratuíta). A exposição é pequena e fica no 1º andar. Logo entrando na primeira sala estão expostas duas das suas mais importantes obras. São Jerônimo que escrerve (1606 - 112X157cm - óleo s. tela - Galleria Borghese, Roma) e São Francisco em meditação ( 1606 - 128X97cm - óleo s. tela - Galleria Nazionale d'Arte Antica di Palazzo Barberini, Roma).

Na sala ao lado estão as outras obras que completam a exposição de Caravaggio e nas salas seguinte as obras de seus seguidores.

Na última sala, como encerramento, foi colocado todo o cronograma da vida e obras do artista.

Sem dúvida foi um passeio maravilhoso. A grandiosidade das obras e o efeito que causam no expectador é indescritível.

Se você gosta de arte. Não pode perder!!!


Serviço

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
Av. Paulista, 1578 - Fone (11) 3251-5644
Terça a domingo das 11h às 18h. Às quintas o horário se estende até as 20h
www.masp.art.br










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