Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

19 de julho de 2012



PARABÉNS EDGAR DEGAS - 19 de julho de 1834 - 27 de setembro 1917



Edgar Degas. Gravurista, pintor e escultor francês. Bastante conhecido pelas suas pinturas impressionista, é igualmente relembrado como gravurista.



Auto retrato - Museu D'orsay


Degas apreciava tudo o que era fora do comum. Chocava por uma paleta discordante, dizia o público da época, era capaz de colocar lado a lado um violeta intenso e um verde ácido.

A escolha dos temas era pouco convencional.

Retratou a vida parisiense, nos seus vícios, como em O Absinto (1876-77), e costumes. A frequência da vida noturna de Paris, e principalmente da Ópera, levou-o a multiplicar os ângulos de visão.




"O Absinto" - Edgar Degas


O pintor experimenta vários processos técnicos: a aquarela, o pastel, a água-forte, a litografia, o monotipo. Nos últimos anos, devido às dificuldades de visão, trabalhou quase exclusivamente com cera, pastel e barro. A sua paleta ganhou mais força e luminosidade, enquanto as formas se simplificaram.



Conversa informal


Quando criei a série "Girassóis" em homenagem aos grandes mestres e artistas da História da Arte, representei a obra "Mulher no banho" de Edgar Degas, onde a mulher é o Girassól.





"Mulher no banho" - 1886 - Edgar Degas.




"Mulher Girassol no banho" - Aline Hannun
pastel seco s/ papel Mi-tante.


Muitos dos seus trabalhos se conservam hoje no Museu D'orsay em Paris, onde o artista nasceu e faleceu.


Mais um mundo de informações, no site:

http://www.musse-orsay.fr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário