Oscar Araripe, pintor e escritor Brasileiro.
Oscar Araripe introduziu, na pintura, a vela náutica (dracon poliester) como suporte (1984), o filme laser (como substituto do papel vegetal, outra de suas inovações) e desenvolveu técnicas próprias, como as transparências obtidas pelas pinturas por trás dos suportes. Tais inovações permitiram-lhe, inclusive, expor permanentemente ao ar-livre grandes telas, com estruturas de ferro como moldura. Sua obra Extinção Nunca Mais, exposta durante a Conferência das Nações Unidas, Eco-92, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, atingiu público estimado de dois milhões.
Sua obra de pintura e desenho, nova, alegre e vivaz, mereceu a atenção de nomeados críticos de Arte. Destaque-se ainda sua obra denominada Pilares, de 1200 imagens, excentricamente arcaica, e seus bico-de-pena sobre Tiradentes, Ouro Preto, Bahia e Ceará, assim como seus eróticos, de grande pureza, e seus Jarros de Flores, de grande frescor.
Realizou inúmeras exposições, sendo a maioria individuais, no Rio, Minas, Bahia, Brasília, Ceará e em São Paulo. Expôs nos Estados Unidos, França, Espanha, Eslovênia, Grécia, Cuba, México e Reino Unido. Retratou três heróis brasileiros: Tiradentes, Bárbara de Alencar e Tristão Araripe.
Em 2010 seu mural Flores para o Rei-Poeta Nezahualcoyotl, de 6 metros por 3 de altura, foi entronizado em caráter definitivo no Centro de Formación Artistica y Cultural da Universidade de Chapingo, no México. Ainda neste ano realizou a mostra Flores, na Galeria Manuel Bandeira, da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. Presentemente escreve Minha Vida de Pintor, onde apresenta suas idéias sobre a pintura, a literatura e a vida em geral. Em 2011 a Fundação Oscar Araripe publica o artbook Oscar Araripe, edição bilingue com 348 páginas. Em 2012, a convite do Ministério da Cultura da China, expõe Flores Abraçam o Mundo na Olympic Fine Artes London 2012, no Museu de Londres / Barbican Centre, Reino Unido.
A Fundação Oscar Araripe é uma organização artística-cultural sem fins lucrativos, sediada no Centro Histórico de Tiradentes, Minas Gerais.
Possui galeria própria, para exposições, palestras e lançamentos, uma editora de livros de arte com laboratório de inclusão digital e um núcleo de projetos culturais, incluindo o ensino da arte para crianças e adultos.
Interessada nas relações da Arte com a Educação, da Arte com a Ciência e da Arte com ela mesma, a Fundação Oscar Araripe desenvolve projetos que visem o embelezamento do mundo e a liberdade humana.
Dica de uma viajante:
Estive na galeria da Fundação Oscar Araripe em Tiradentes e amei!
Para quem estiver por Tiradentes e quiser dar um mergulho na cultura Brasileira, eu sugiro uma visita a galeria da Fundação Oscar Araripe, com uma linguagem própria e cheia de personalidade, tudo se traduz de forma clara e objetiva, transformando a visita em algo agradável e cheio de valor artistico. Não necessariamente o visitante precisa ser um conhecedor de Arte, caso ele seja só um apreciador já vai amar o passeio e sempre se lembrará da leveza acompanhada de muito talento encontrada nas obras de Oscar Araripe.
Fachada da Galeria Oscar Araripe
Para mais informações acesse o site
Nenhum comentário:
Postar um comentário