Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

31 de julho de 2012




CARAVAGGIO NO MASP



Depois de dois meses de negociação com o Ministério da Cultura italiano, a Base 7 conseguiu liberação da obra San Giovanni Battista Che Nutre L'Agnel, de Caravaggio. Na mostra em São Paulo o público poderá apreciar uma obra a mais do que os mineiros na exposição em BH.

O curador do evento, Fábio Magalhães, conta que as obras de Caravaggio são raras e de difícil acesso. Um número expressivo está em Igrejas, como a de São Luís dos Franceses (Roma), e não podem sair. Outras encontran-se no Museu do Louvre. "Tudo isso dificulta a organização e o transporte de uma exposição de Caravaggio", diz Fábio Magalhães.

A exposição Caravaggio e seus Seguidores, abre no dia 1, no Masp. Reunirá, além das sete obras do pintor italiano, outras 14 dos chamados Caravaggescos. Artistas diretamente influenciados por sua obra e técnica, entre eles Artemisia Gentilesch, Bartolomeu Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera.

Aberta ao público de 2 da agosto a 30 de setembro, no Masp.
http://www.masp.art.br



San Giovanni Battista Che Nutre L'Agnel



Medusa Murtola, (1597)
óleo s/ tela de linho aplicada sobre escudo de madeira de álamo
44,68 cm (diâmetro)



Ritratto di cardinale (Benedetto Giustiniani?)
(1599-1600), óleo sobre tela, 60 x 48 cm




Um pouco sobre Caravaggio


Michelangelo Merisi de Caravaggio (1571 - 1610), considerado o principal representante do Barroco.

Caravaggio usava sua técnica para impressionar o espectador, a temática do cotidiano italiano de sua época; formato “ao natural” das figuras, à semelhança do espectador; a cena toda retratada em primeiro plano, para envolver emocionalmente quem a olha; fundo neutro ou escuro, destacando o tema representado, contrastando com o forte feixe de luz que iluminava o objeto principal da obra, evidenciando sua técnica do claro-escuro, que tornava tudo mais “real”, mais vivo.

Caravaggio tinha um temperamento explosivo. Encrenqueiro, envolveu-se em uma série de brigas e processos jurídicos ao longo de sua vida, tendo que fugir de diversas cidades, inclusive Roma, onde sua cabeça tinha sido posta a prêmio. Passa, então, por Nápoles, Malta e Sicília, cidades onde se envolve em novos conflitos. A despeito de sua vida conturbada, sua técnica ímpar e a maestria com que retratava as cenas e os personagens de suas obras preservam até hoje o encantamento e emoção que causavam no século XVII.

A primeira encomenda pública de Caravaggio, foi a decoração, com histórias de São Mateus, da Capela Contarelli, em San Luigi dei Francesi, executada para o Ano Santo de 1600, na qual o pintor, que até aquele momento pintara obras para salas de tamanho médio, experimenta e aperfeiçoa seus recursos expressivos em obras de medidas colossais. É nessa ocasião que ele se faz conhecer pelo mundo.


Conversa informal


Conforme foi citado em matérias anteriores, na série Girassol  que criei em homenagem aos grandes mestres da História da Arte, não poderia faltar Caravaggio, sem dúvida, um dos mais brilhantes e admirados pintores italianos do século XVII.



Representei a obra David com a Cabeça de Golias, ao meu modo, mais contemporâneo, usando os girassóis como personagens.





David com a Cabeça de Golias - Caravaggio - 1609





David com a Cabeça de Golias - Aline Hannun



Para mais informações, acesse:










Um comentário: