Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

27 de julho de 2012





                      "Guernica" - Pablo Picasso - 1937



  CURIOSIDADES - PABLO PICASSO


Vamos começar falando o que pouca gente sabe, o seu nome completo: Pablo Diego Jose Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispin Crispiniano de la Santisima Trinidad Ruiz Blasco Picasso y Lopez. Fácil, não acham?

Alguns registros dão conta de que Pablo Picasso ao nascer, foi dado como morto por não respirar. Seu tio que estava por perto soltou uma baforada de fumaça do seu charuto no rosto do bebê, o que provocou o choro e o fez respirar.

A genialidade de Picasso foi notada desde cedo. Começou a pintar antes mesmo de aprender a andar e sua primeira palavra foi "lapis".

Alguns estudiosos contam que ao longo de sua vida, Picasso produziu mais de 20 mil obras.

O painel Guernica foi inspirado no bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelas forças nazistas. Pablo Picasso queria utulizá-lo como uma forma de denuncar os horrores da guerra. Na época, ao ser indagado por um militar alemão sobre quem fez Guernica, Picasso teria respondido: “Foram vocês”.

Aos 87 anos, Picasso produziu em apenas 7 meses o total de… acredite!... 347 gravuras.

O quadro Menino com Cachimbo, durante muito tempo, esteve entre um dos mais caros do mundo. A obra foi comprada pelo preço de U$ 104 milhões em 2004.

Picasso comemorou seus 90 anos com uma exposição no Museu do Louvre. Ele foi o primeiro (e um dos pouquíssimos) artistas a ter tal honraria.


Para saber mais sobre sua vida e obra, acesse o site:
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário