Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

10 de julho de 2012




Minha Maior Paixão!







Vincent van Gogh. A Noite Estrelada. 1889

Vou inaugurar o nosso blog falando sobre uma das pinturas mais especiais e conhecidas do Artista holandês pós-impressionista Vincent van  Gogh, The Starry Night.

Enquanto esteve em um asilo em Saint-Rémy-de-Provence (1889-1890), Van Gogh aos 37 anos pintou, A Noite Estrelada, obra maravilhosa que encontra-se actualmente na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.




Noite Estrelada - óleo s. canvas - 73,7 x 92,1 - Provence - 1889


O artista Van Gogh não costumava pintar de memoria como foi o caso de sua obra A Noite Estrelada, a obra foi pintada em um momento em que o artista rompe com uma fase que se poderia chamar de impressionista e passa a desenvolver um estilo muito particular, onde prevalecem cores fortes primárias, como se pode notar no caso do amarelo na obra citada.



Café de Paris - óleo s. canvas - Arles - 09/1888




A obra O Café de Paris também se destaca bastante no meio do seu acervo, uma das mais notáveis obras do pintor e sem dúvida, das mais famosas.



Entre muitas outras obras, Van Gogh pintou O Pátio do hospital (sanatório) em Arles onde foi internado para tratamento do seu disturbio mental. Eu a considero, uma das melhores de suas obras. Sinto que havia um conflito entre a sua vontade de viver para pintar, visível através das cores por ele usadas e a depressão proveniente do seu estado de saúde.





O Pátio do hospital em Arles - óleo s. canvas - Arles - 4/1889



Como artista e admiradora de Van Gogh, não puder deixar de fazer uma homenagem a esse incrível artista, deixando o receio de lado e sem modéstia alguma, pintei O Pátio do hospital em Arles com Girassóis.





O Pátio do hospital em Arles com Girassóis - Acril. s. canvas - 70 x 90 - 2009

 
Van Gogh pintou em um ritmo bastante acelerado, mesmo morrendo precocemente, aos 37 anos, deixou um acervo muito grande, inúmeras obras, levaríamos uma eternidade para conhecê-las e estudá-las, portanto, recomendo que para o seu deleite, assistam ao vídeo e visitem os sites. Sem dúvida vai ser uma viagem maravilhosa!




Melhor ainda, se você puder ver ao vivo e a cores (e que cores...). Segue o endereço.
Van Gogh Museum

p/a Hermitage Amsterdam c / o Hermitage Amsterdam

Amstel 51 Amsterdam Amstel 51, Amsterdam

F +31 (0)20 570 52 22 F +31 (0) 20 570 52 22





Um comentário: