Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

5 de julho de 2012


Conversa informal.

Eu recomendo a exposição de Amadeo Mondigliani no MASP.
A exposição motra um pouco da sua intimidade através do diário da sua mãe e de cartas para amigos como Pablo Picasso, André Derain, Max Jacob e Léonard Foujita, nas fotos do seu ateliê e de suas modelos, além de algumas das suas maravilhosas telas.
Imperdível! Foi uma tarde muito agradável com amigas super queridas.
Vale também fazer comprinhas na loja do MASP que tem livros a preços bem em conta e tomar um chocolate quente no café.



  MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIAND

Desde 17 de maio a 15 de julho de 2012 | Galeria Clemente de Faria – Mezanino (1º subsolo)
Uma coleção composta por pinturas (entre elas, Madame G. van Muyden, do acervo MASP), esculturas e desenhos originais, além de diários, fotos e manuscritos integram a exposição “Modigliani: Imagens de uma Vida”. O percurso expositivo leva o público a uma imersão na intimidade do artista – começando por seus estudos na Itália, seus professores e aprendizados. Seu apogeu acontece na Paris modernista, em meio a manifestações artísticas, influências e confrontos criativos com os amigos que, juntos, sacudiram os pilares da arte estabelecida e ajudaram a dar novos rumos para as gerações de artistas que se formavam em meio à efervescência cultural do início do século XX.


Detalhe da obra Grand Nu Allongué, de Mondigliani


A Loja do MASP se destaca pela grande variedade de livros de arte, de editoras como Taschen, Paisagem, Icon, Cosac&Naify, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, entre outros.

http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=111&periodo_menu

5 comentários:

  1. Aline,

    Todo sucesso do mundo nesta nova iniciativa.
    O começo está perfeito !
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lú, Vc sabe que sem os amigos e família não somos ninguem, e vc, com certeza, faz parte da minha vida. Bj

    ResponderExcluir
  3. Marcello Torrano10/07/2012, 19:01

    Tatá, o Blog está lindo, Parabéns e muito Sucesso!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ma, Que bom que você gostou. Vou colocar sempre novidades. Bj

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, adorei

    ResponderExcluir