Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

27 de julho de 2012




Livro e exposição reúnem gravuras de Gilvan Samico


Samico, 84, apresenta gravuras recentes na galeria Estação, em São Paulo.







Sua obra mescla enredos de mitos e lendas a alegorias que "vêm de dentro", amortecendo a estridência tropical de sua Olinda natal em composições fechadas, ícones em estruturas talhadas com minúcia na madeira.

Gilvan Samico conta. "Minha gravura, quando tinha uma ligação com a literatura de cordel, era muito aberta, solar. Depois foi perdendo essa qualidade. Hoje não é mais solar nem noturna, é tardia, uma coisa de clima ameno."




"A Conquista do Fogo e do Grão", de Samico



 

"O diálogo" - SAMICO. "Chatham" USA 2006


Agreste ou rude são palavras que podem mesmo descrever a natureza desses desenhos esculpidos, traços parcos e precisos, sublinhados por lampejos de cor.

Samico explica. "Comecei a tentar conter a imagem toda dentro do espaço, que ela ficasse toda ali. Então a fusão da minha produção branca com outra mais negra levou a esse resultado que sigo."

Samico trilhou uma rota mais primitiva, de figuras humanas delicadas envoltas em turbilhões de frisos, padrões e estampas ricas e complexas.

Num livro lançado agora, que revê toda a obra de Samico, Ariano Suassuna escreve sobre seu "tino para distinguir as vozes legítimas de sua família espiritual" e sobre como abre "veredas no terreno áspero e tirano da beleza".
Vale conferir!


Gilvan Samico

Quando:
de seg. a sex., das 11h às 19h;
sáb., 11h às 15h.
Até 31/8
Onde: Galeria Estação (r. Ferreira de Araújo, 625, Pinheiros, tel. 0/xx/11/3813-7253)
Grátis



Mais informações.







Nenhum comentário:

Postar um comentário