Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

13 de julho de 2012



Galeria Choque Cultural traz oficinas de Grafite com artistas de rua consagrados


Os artistas de rua Speto, Mariana Martins, Carola Trimano, SHN, Tec, MZK, Jaca, João Lelo, ETE, MJP, Doc, Azucrina, Jaca e a dupla 6emeia apresentarão suas técnicas na Galeria Choque Cultural. A programação, repleta de oficinas e workshops, acontece durante todo o mês de julho.






O grafiteiro Speto ganha espaço próprio, onde apresenta seus trabalhos e faz demonstração de métodos variados, como monotipias, silkscreen, xilografia, estêncil, impressão digital e intervenções na parede. A dupla de artistas 6emeia, que costuma fazer intervenções em bueiros, mostra ao vivo técnicas de gravação em asfalto.







Além das oficinas, a Galeria Choque Cultural promove ainda a exposição Printshoq, com obras de artistas de rua como Gerald Laing, um dos precursores do pop britânico, Stephan Doitschinoff, Kid Acne, Chaz Bojorquez e John Simpson. Os trabalhos também estarão à venda durante o evento.


Conversa informal


Recentemente fui convidada a fazer a Ilustração de um livro sobre Literatura para um público juvenil. Mesmo sendo apenas curiosa e autodidata no assunto, resolvi fazer a ilustração usando o grafite, por ser uma linguagem mais jovem e atual. Para a minha surpresa o trabalho foi aprovado e bastante elogiado. É claro que havia alguns acertos e adaptações a fazer, mas como primeira experiência, fiquei bastante satisfeita. O Livro ainda está em fase de produção, sem data para a sua publicação. Informarei quando tiver a data prevista. Vejam abaixo uma das ilustração produzidas para o livro.




Ilustração: Aline Hannun


Trecho do livro "Porque estudar Literatura" de Oscar D'Anbrósio

Sartre dizia que a arte é uma responsabilidade social. O Conteúdo das palavras seria uma arma. O mundo poderia ser explicado e transformado pela Literatura.



Voltando a conversa anterior, seguem os dados da Oficinas de Grafite


Data: Até 4 de agosto de 2012.
Horário: terça à sexta, das 11h às 18h; sábado, das 15h às 18h.
Grátis.
Local: Galeria Choque Cultural. Rua João Moura, 997 – Pinheiros – São Paulo.
(11) 3061-4051 


http://www.choquecultural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário