Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

24 de julho de 2012



Amigos.

Vamos abrir o Blog hoje com uma nova seção.
Aquarelando, será postada periodicamente com o intuito de divulgar notícias, obras e artistas aquarelista, nacionais e estrangeiros.



AQUARELANDO

ENCONTRO INTERNACIONAL DE AQUARELISTAS EM PARATY 2012


Aproveitando o sucesso do Encontro Internacional de Aquarelistas em Paraty, haverá novamente uma exposição, e um encontro onde paralelamente acontecerão workshops, demonstrações e palestras.


O evento tem ainda, dentro de suas propostas, promover o intercâmbio e a aproximação dos praticantes desta técnica milenar e a divulgação da cidade de Paraty como um importante pólo internacional de produção artística, com grandes eventos como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e o Paraty em Foco (Festival Internacional de Fotografia), dentre outros.


O Encontro tem o intuito de difundir a aquarela como meio autônomo de expressão artística, considerando que deve se valorizar o uso do papel como suporte de obra de arte, ressaltando sua durabilidade, qualidade expressiva, valor de mercado, acessibilidade dentro do conceito de democratização das artes, fomentando o conhecimento de novos materiais, técnicas e tendências artísticas.




Este ano a convidada de honra é a destacada aquarelistaTina Jurick.

O Encontro acontece em Paraty (RJ) de 22 e 26 de Agosto de 2012, com workshops, palestras, demonstrações, etc. O intuito de divulgação da aquarela e o intercâmbio entre os participantes.
Haverá também a participação de convidados nacionais de destaque.

Mais informações.


CONVERSA INFORMAL

Vamos falar sobre as aquarelistas Tina Jurick (alemã) e Silvia Fischetti (brasileira), ambas dotadas de muito talento com diferentes estilos.
Tina Jurick foi a artista convidada para participar do 4º Encontro de Aquarelistas em Paraty 2012.

Nasceu em Bremerhaven / Alemanha em 1969. Suas aquarelas, quase sempre figurativas, representam a natureza e expressam a grande sensibilidade da artista nos gestos e cores.

Ensina em oficinas de aquarela e faz wokshops em vários lugares do mundo como Marrocos e Áustria, No verão ministra cursos em Akademy Hohenaschau am Chiemsee.


Um pouco do seu trabalho



Tina Jurick -
Jogos de sombra, Brittany - Aquarela



Tina Jurick -
Amante - Aquarela

Para saber um pouco mais sobre a artista convidada, acesse o site.



Aquarelando com Silvia Fischetti
 

Artista Plástica e Socióloga, nasceu em São Paulo.
Seu
trabalho em Aquarela demonstra o desafio das manchas, formas e linhas em busca de significado. A transparência e a luminosidade, além da força do gesto, são aspectos importantes no seu estilo.
Sua aquarela é impactante de traçado e cores fortes o que nos possibilita a observação de nuances e manchas evidenciando o seu diferencial
.

 
Um pouco do seu trabalho



Aquarela - Silvia Fischetti



Aquarela - Silvia Fischetti



Atelier Elo das Artes: Rua Bastos Pereira -58.
Vila Nova Conceição - Tel: 5511 3051-7793

atelier@elodasartes.art.br

smfis@uol.com.br

















Nenhum comentário:

Postar um comentário