Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

13 de julho de 2012





Jasper Johns no Intituto Tomie Ohtake



Jasper Johns em "Pares Trios Álbuns"



Um dos pioneiros da Pop Art, tem exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo até 26 de agosto. Precursor da arte pop, ao lado de Robert Rauschenberg, Jasper Johns é protagonista e testemunha viva de um período da arte do século XX que, após o expressionismo abstrato, provocou as rupturas que até hoje pautam o pensamento contemporâneo.









A exposição traz um panorama da obra em gravura de Jasper Johns, com cerca de 70 peças concebidas a partir da década de 1960. Técnica fundamental na experiência pictórica do artista, apresenta também gravura em metal, litogravura e serigrafia enfatizadas pelo universo gráfico presente em suas obras, objetos banais, como bandeiras, números, letras, alvos, mapas etc.








Nas pinturas de Johns figuram símbolos populares e, ao mesmo tempo, constituem um aglomerado de pigmento ou cera movimentado pelo gesto do artista, resultando em trabalhos em que os desenhos parecem saltar para fora das telas.







Vale conferir!


“Pares, Trios, Álbuns”, de Jasper Johns
Onde: Instituto Tomie Ohtake, rua dos Coropés, 88, Pinheiros
Quando: até 26 de agosto
Quanto: Grátis

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário