Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

1 de dezembro de 2012

Beatriz Milhazes bate record em leilão




Beatriz Milhazes volta a bater recorde em leilão de artes plásticas

Beatriz Milhazes bateu um novo recorde em um leilão de artes plásticas. A tela Meu Limão (2000), da artista brasileira, foi arrematada por US$ 2,098 milhões (R$ 4,338 milhões) durante um leilão promovido pela Sotheby's, em Nova York.

De acordo com o site da casa, a expectativa era a de que o quadro fosse leiloado por um valor entre US$ 700 mil e US$ 900 mil.

Com isso, Milhazes volta a assumir o primeiro lugar no ranking de artistas brasileiros vivos com obra mais cara vendida em leilão. Ela havia conquistado essa posição em 2008, após sua obra O Mágico ser vendida a US$ 1,049 milhão (R$ 2,17 milhões).



Meu Limão - Beatriz Milhazes

Na atual temporada de leilões em Nova York, com vendas abaixo do esperado na cidade abalada pelos estragos do furacão Sandy, o valor da tela de Milhazes supera alguns nomes centrais da arte contemporânea. Uma escultura sem título de Alexander Calder, um dos maiores artistas do século 20, foi arrematada por pouco menos que a obra da artista brasileira, US$ 2,04 (R$ 4,21 milhões).

Em comparação com obras do artista pop Andy Warhol, a tela de Milhazes superou o valor de Ladies and Gentlemen, arremata por US$ 1,65 milhão (R$ 3,4 milhões), mas perdeu para Birth of Venus (After Botticelli), vendida por US$ 5,48 milhões (R$ 11,29 milhões).



Ladies and Gentlemen - Andy Warhol


Embora Milhazes esteja entre os artistas brasileiros mais valorizados no circuito global, valores como o atingido no leilão em Nova York não são comuns. Artistas considerados os nomes no topo do mercado mundial, como Damien Hirst e Jeff Koons, tem obras arrematadas por dezenas de milhões de dólares.




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