Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

17 de dezembro de 2012

Art Basel Miami Beach



 

Brasil ganha espaço na maior feira de arte das Américas
 

Diante da piscina art déco do hotel Raleigh, em Miami, Marc Spiegler, num terno bege, foi o centro das atenções e alvo dos fotógrafos. Rodeado dos mandachuvas da arte contemporânea, ele abriu a feira suíça Art Basel no momento em que o evento parece ter atingido o auge da popularidade e despertado polêmicas.

Antes do início, a feira foi atacada por críticos de peso por transformar arte contemporânea num circo de ostentação dos supermilionários que comandam o mercado. O comentário despertou a ira de colecionadores, que saíram em defesa do papel de mecenas que desempenham.

Neste ano, a Art Basel Miami Beach, a maior feira de arte das Américas, registrou uma presença recorde de galerias brasileiras --14 delas bateram ponto no balneário americano. No total participaram mais de 260 galerias da América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e África, apresentando trabalhos de mais de 2.000 artistas dos séculos XX e XXI.

 
 As galerias expositoras estavam entre os negociantes de arte do mundo mais respeitados, oferecendo peças excepcionais dos artistas renomados e dos recém-chegados. A feira ofereceu também arte performática, projetos de arte pública e vídeo-arte. O evento foi uma fonte vital para os amantes da arte, permitindo-lhes descobrir novos desenvolvimentos da arte contemporânea.
 
 
Programas especiais para colecionadores de arte e curadores também ajudaram a tornar o evento um momento especial de encontro com a arte. A Art Basel Miami Beach, é considerada - o ponto de encontro favorito de inverno para o mundo da arte internacional.

O grupo suíço MCH, que controla o evento comercial, comprou a feira de arte de Hong Kong, exportando sua marca para o centro do mercado asiático.

Em 1970, quando fundou a marca Art Basel na cidade suíça de Basileia, o grupo se firmou como potência imbatível no mercado das artes visuais e se mantém até hoje no topo do ranking -- grife global que se estende por três continentes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário