O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, em reação ao Romantismo. Entre 1850 e 1880 o movimento predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média.
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do Realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.
Manifestou-se principalmente na pintura, onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O sentimento de tristeza expressa-se claramente através das cores fortes. Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de Realismo e pelos temas sociais, destacou-se com as seguintes telas: Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores deste período foram : Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet.
Os quebradores de pedra - Gustave Courbet
Sobre Gustave Coubert
Jean-Desiré-Gustave Courbet nasceu em Ornans, França (1819 - 1877)
Transferiu-se para Paris a fim de estudar direito, mas não tardou a desistir das leis para dedicar-se à pintura. Iniciou-se nesta arte copiando no Louvre os mestres espanhóis do século XVII.
Em 1842 pintou Auto-retrato com um cão, obra realista.
É interessante observar que Courbet preferiu uma mulher aos críticos habituais dos salões, demonstrando com este facto o desagrado que estes lhe causavam - uma obra estranha e que foge aos cânones habituais. O Atelier do Pintor foi realizado em 1855 tem as consideráveis dimensões de 3.59x5.98m em óleo sobre tela e pode ser vista no Museu D'Orsay em Paris.
ResponderExcluirEu gosto muito da pintura realista, principalmente pelo contraste de cores, porque assim e' a vida. A Literatura tambe'm e' usada como ferramenta de denu'ncia das injusticas sociais, embora o Naturalismo tenha explorado o lado das aberracoes humanas. Ja' leu Mme. Bovary? Eu recomendo.