Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

13 de dezembro de 2012

O Realismo e Gustave Courbet



Jovem mulher lendo - Gustave Courbet

O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, em reação ao Romantismo. Entre 1850 e 1880 o movimento predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média.

Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do Realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.




Madame Bovary - Gustave Courbet

O Realismo nas Artes Plásticas

Manifestou-se principalmente na pintura, onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O sentimento de tristeza expressa-se claramente através das cores fortes. Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de Realismo e pelos temas sociais, destacou-se com as seguintes telas: Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores deste período foram : Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet.



Os quebradores de pedra - Gustave Courbet



Enterro em Ornans - 1850 - Gustave Courbet - Museu D'Orsai, Paris,

Sobre Gustave Coubert 


Jean-Desiré-Gustave Courbet nasceu em Ornans, França  (1819 - 1877)

Transferiu-se para Paris a fim de estudar direito, mas não tardou a desistir das leis para dedicar-se à pintura. Iniciou-se nesta arte copiando no Louvre os mestres espanhóis do século XVII.

Em 1842 pintou Auto-retrato com um cão, obra realista. 

       

Em 1855, Courbet fez O ateliê do artista, seguido de um subtítulo muito sugestivo:Alegoria Real que define uma fase de sete anos da minha vida artística e moral, auto-retrato com um nu representando a Verdade e um grupo de personagens simbólicos e amigos do artista. Nessa obra ele declara publicamente suas opiniões sobre a sociedade em que vivia.

O quadro mostra seu estúdio em Paris, onde três grupos dividem o espaço: ao centro, o artista (acompanhado da verdade, na figura da mulher nua) pintando uma paisagem – sua terra natal - , tema considerado indigno pela corrente artística da época. À direita, retrata os amigos que o influenciaram em seu desenvolvimento como artista e homem. O principal deles é Chamfleury (sentado), fundador do movimento realista na literatura. À esquerda agrupou seus inimigos e as pessoas que eram exploradas por eles.

É interessante observar que Courbet preferiu uma mulher aos críticos habituais dos salões, demonstrando com este facto o desagrado que estes lhe causavam - uma obra estranha e que foge aos cânones habituais. O Atelier do Pintor foi realizado em 1855 tem as consideráveis dimensões de 3.59x5.98m em óleo sobre tela e pode ser vista no Museu D'Orsay em Paris.


O Atelier do Pintor - Gustave Courbet - Museu D'Orsay - Paris 

Nessa mesma ocasião seus quadros foram recusados pela Exposição Universal em Paris. Courbet reagiu organizando em barracas uma exposição de suas obras realistas, que não tiveram muita repercussão entre os críticos.

Passou os anos seguintes viajando pela Europa e em 1860 pintou uma série de paisagens e marinhas: Luta de cervos, O mar agitado - que, por seu tratamento da luz e o profundo lirismo do conjunto, prenunciaram, junto com as obras de Corot, as novas concepções impressionistas.


Luta de Cervos - Gustave Courbet

Após a queda da comuna republicana de Paris, em 1871, na qual foi presidente da comissão de belas-artes, Courbet foi condenado a seis meses de prisão e a elevada multa.

Em 1873, exilou-se na Suíça, onde faleceu em 31 de dezembro de 1877, na localidade de La Tour-de-Peilz.



Um comentário:


  1. Eu gosto muito da pintura realista, principalmente pelo contraste de cores, porque assim e' a vida. A Literatura tambe'm e' usada como ferramenta de denu'ncia das injusticas sociais, embora o Naturalismo tenha explorado o lado das aberracoes humanas. Ja' leu Mme. Bovary? Eu recomendo.

    ResponderExcluir