Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

15 de dezembro de 2012

Leonardo da Vinci retornará à Itália



A Batalha de Anghiari - Leonardo da Vinci

 
Painel de Leonardo da Vinci retornará à Itália após pertencer a museu japonês

O afresco A Batalha de Anghiari, pintado por Leonardo da Vinci no século XVI, irá retornar à Itália. A informação é do jornal The New York Times. A pintura, que já fez parte de coleções particulares, pertencia ao Museu de Arte Fuji, de Tóquio, Japão.

As autoridades italianas exigiram a restituição da obra de arte ao país. Segundo eles, o painel havia sido exportado para outros países ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial. O museu japonês comprou a pintura em 1992.

O vice-ministro da Cultura da itália, Roberto Cecchi disse que o painel será estudado por especialistas para determinar sua autenticidade. Akira Gokita, diretor do museu de arte Fuji, afirmou que o retorno da obra à Itália permitirá que novas pesquisas possam ser realizadas a fim de que A Batalha de Anghiari seja exibida ao público.

Gokita preferiu não revelar quanto o museu teria pago pela obra, no entanto Cecchi frisou que a pintura pode chegar ao valor de 18 milhões de euros.

Sobre A Batalha de Anghiari

Trata-se de um afresco pintado por Leonardo Da Vinci em 1505 no Palazzo Vecchio , Florença . O afresco teria sido escondido por baixo  um Vasari em meados do século XVI e redescoberto em 2012. Investigadores estão trabalhando no caso para um melhor entendimento.

 
 
Estudo de um personagem da Batalha de Anghiari feito por Leonardo da Vinci. 

Por volta de 1503, Leonardo da Vinci recebeu a que talvez tenha sido a sua encomenda mais importante - pintar um enorme afresco na Sala del Gran Consiglio, um salão nobre no Palazzo Vecchio em Florença. A vitória dos florentinos sobre os milaneses na batalha de Anghiari foi o tema escolhido e há muito tempo que Leonardo queria pintar uma batalha.

No cartão o trabalho começou em 1503. Em 1505, quando ele começou a pintar, experimentou uma nova técnica, o trabalho terminado resistiu a um certo tempo, mas depois em 1565 acabou passando por uma grande restauração. O cartão se perdeu, mas os esboços preliminares feitos com pena ainda existem.

Leonardo descreveu os detalhes que desejava incluir e as emoções que queria transmitir. Ele menciona poeira, terra e fumaça, o terror e a agonia da morte. Mesmo os esboços transmitem vividamente o medo da batalha. Leonardo desenhou muitas das suas formas contorcidas preferidas e figuras sobrepostas para planejar a composição. Trabalhou nas formas individuais dos guerreiros durante muitos anos. Desenhou também esboço de grupos - cavalos e guerreiros, os vivos e os mortos, vitoriosos e derrotados.
 
A Equipe de Investiçâo Seracini trabalha com o Apoio da National Geographic, da Universidade de San Diego e da Prefeitura de Florença, entre outras instituições.






Nenhum comentário:

Postar um comentário