Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

12 de dezembro de 2012

Fernando Botero em São paulo



"Family Scene" - Fernando Botero - vendida por 1,7 milhão em NY
 
Pintor dos gordinhos, Botero tem obras à venda em galeria de SP

Elas são, de fato, gordas. Mal cabem nos vestidos, transbordam de seus pedestais e desafiam o padrão de beleza esquelético em voga, mas não deixam de ser cobiçadíssimas.
Em telas, esculturas, desenhos e pinturas, as gorduchas de Fernando Botero, 80, valem fortunas.
"Falam que sou o artista vivo mais caro da América Latina, acho isso bom", diz Botero, em seu ateliê em Mônaco. "Quando comecei, nos anos 1940, essa profissão era uma piada. Minha mãe dizia que eu morreria de fome. Hoje sei que os preços são altíssimos."
Só nos últimos leilões na Christies e na Sothebys, em Nova York, obras do artista colombiano foram arrematadas por mais de R$ 9 milhões, sendo a mais cara de todas a escultura de um cavalinho obeso, vendida por quase R$ 2 milhões.

No rastro dessas vendas milionárias, começou em dezembro, em São Paulo, na galeria Almeida e Dale, a primeira mostra comercial do artista no país.

Embora a casa não revele os preços oficiais, há desenhos a partir de R$ 80 mil e esculturas vendidas a cerca de R$ 600 mil. Das 32 peças, três já estão reservadas.

"É um artista que vende obras de valores expressivos", comenta o marchand Carlos Dale Júnior. "São obras doces, bonitas e de fácil aceitação. Botero é o artista dessa geração com o maior apelo comercial, e já sabemos de coleções no Brasil que têm trabalhos dele."

No Brasil a oferta de seu trabalho é, ainda, um teste de mercado. O trabalho de Botero tem os dois pés balofos afundados no kitsch, uma obra que alcançou o estrelato em leilões, mas conquistou entre críticos de arte um repúdio proporcional a seus preços inflados.

Sobre Fernando Botero


Fernando Botero (Medellín - 1932) é um pintor e escultor colombiano. Ícone da arte universal, com extenso trabalho é reconhecido por crianças e adultos em todos os lugares. Considerado o artista latino-americano vivo mais reconhecido e citado no mundo.

Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Estudou em Madrid, onde despertou em seus mestres espanhóis o interesse pela arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.

Sua primeira exposição foi em 1951, em Bogotá, mas a sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco, em Florença, para estudar técnicas de afresco e assimilou algo da arte renascentista.

Desde a adolescência, em Bogotá, até os anos de formação, que passou entre Madri, Paris e Florença, Botero pinta do mesmo jeito. Figuras gordas com rostos diminutos, que somem na banha.

Botero fez releituras da famosa obra de Jan van Eyck, O Casal Arnolfini, com formas redondas, assim como fez com a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Botero é um homem muito famoso e ídolo de artistas que hoje mesmo são também famosos.



O Casal Arnolfini - Fernando Botero - Jan van Eick


Mona Liza - Fernando Botero

O artista, que tem ateliês na França, em Mônaco, na Itália e na Grécia, trabalha oito horas por dia.



Mulher Sentada 3

Conversa informal

Fernando Botero, tive o prazer de visitar uma  das suas exposições de esculturas no Jardim botânico de Miami.

Foi um passeio delicioso pelo Fairchild Tropical Botanic Garden. Começamos pela encantadora loja logo na entrada. Impossível comprar apenas os ingressos para o passeio no Jardim Botânico, a variedade de itens para casa, decoração, roupas, livros, calendários e mimos em geral é muito grande. Os funcionários, todos idosos, uniformizados e simpáticos fazem o diferencial num lugar onde a vegetação deixa de ser um cartão postal e passa a fazer parte do contexto do passeio. O visitante pode optar em fazer o passeio com um pequeno onibus aberto com o guia local explicando os pontos principais, lagos, a procedencia da vegetação, ou caminhar a pé e descobrir toda a beleza que o local tem para oferecer num espaço muito bem sinalizado com placas explicativas.

Foi uma surpresa quando chegamos no Fairchild Tropical Botanic Garden e descobrimos que havia uma exposição das esculturas de Botero. Pudemos ver de perto, tocá-las e admirá-las já que estavam expostas no jardim, ao tempo e sem proteção nenhuma.

Fiquei impressionada com a grandiosidade, a sensualidade e delicadeza das peças. Todas as peças - e não eram poucas - apresentavam uma harmonia encantadora.

Difícil dizer, mas a que mais gostei foi Reclining Woman, a leveza dos movimentos, detalhes do rosto, cabelo e a sutileza de um pedaço de pano largado sobre o corpo, tudo muito delicado em uma imensa obras.



Reclining Woman Statue - Fernando Botero - Fairchild Tropical Botanic Garden - Coral Gables, Miami-Dade, FL



Fairchild Tropical Botanic Garden

www.fairchildgarden.org/






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