Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

5 de dezembro de 2012

São Paulo inaugura programação do Natal Iluminado 2012


O parque do Ibirapuera já está todo enfeitado para a temporada 2012 do Natal Iluminado. Foto: Luciano Besgamaschi/Terra

Parque do Ibirapuera enfeitado para a temporada 2012 do Natal Iluminado

A temporada de Natal na cidade de São Paulo começou em grande estilo. A prefeitura da capital paulista colocou em ação o Natal Iluminado 2012, idealizado pela São Paulo Turismo (SPTuris). A abertura oficial da programação aconteceu na última sexta-feira, com uma celebração na Catedral da Sé, com apresentações da Sinfônica Heliópolis, da Orquestra Jovem de Heliópolis e do Coral da Gente.



Luzes da Catedral da Sé

As diversas atrações do Natal Iluminado começaram a ser ativadas em toda cidade. Segundo a prefeitura, a grande novidade desta edição acontecerá nos bairros. Nas 31 subprefeituras da cidade foram montadas Praças de Natal, palcos decorados para receber apresentações natalinas e outras ações temáticas. O coral do Instituto Baccarelli, entidade que atende cerca de 1.200 crianças e jovens de Heliópolis, irá se apresentar em todas as Praças de Natal. A partir 6 de dezembro.



Rua Sena Madureira

Outras grandes atrações são o presépio oficial da cidade, pela primeira vez na sede da prefeitura, e uma pista de patinação no gelo com 375 m², totalmente gratuita, na região do Ibirapuera. O Presépio tem seis figuras representando personagens bíblicos e bichos em tamanho real, a partir de 7 de dezembro.

Fonte multimídia

No último sábado, às 20h30, foi inaugurada a projeção da Fonte Multimídia do Ibirapuera. Com duas apresentações diárias gratuitas, às 20h30 e às 21h. A novidade fica por conta das músicas de Maria Bethânia e Dominguinhos, homenageando o Brasil. Além da projeção, mais de 200 árvores foram decoradas com um milhão de lâmpadas de LED, iluminando o entorno da fonte.

A represa de Guarapiranga pela primeira vez, ganhou uma Cortina d'água de 72m² com feixes de luz a cada 30 minutos. O espetáculo de projeções tem duração de 9 minutos, divididos em 3 atos. No local, também tem uma árvore de 15 metros. A inauguração será no dia 8 de dezembro. Já a tradicional árvore do Ibirapuera será inaugurada em 9 de dezembro, com apresentação do Coral do Instituto Baccarelli.

A prefeitura de São Paulo vai iluminar mais de 10 mil pontos da capital paulista em 200 km de ruas. Cerca de 400 árvores de LED foram instaladas nas praças Charles Miller, Roosevelt e Memorial 17 de julho, e ainda no largo de Pinheiros e avenida Paulista. Os Arcos na avenida 23 de Maio, a passarela Miguel Reale (Estaiadinha) e a ponte Orestes Quércia (Estaiada) também receberam decorações especiais.


Turismetrô especial de Natal

O Natal Iluminado, oferece aos turistas e moradores da metrópole visitas guiadas utilizando o Turismetrô, um programa de roteiros turísticos populares que usa o metrô como meio de transporte. O passeio acontece aos sábados e domingos, de 8 a 23 de dezembro, com três saídas por dia, sempre às 16h, utilizando três bilhetes de metrô (R$ 9). A venda dos ingressos acontece no balcão da atração localizado na estação Sé, de onde partem os roteiros.

O Turismetrô conta regularmente com outros cinco programas regulares: República, Luz, Sé, Paulista e Liberdade.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista recebeu a Praça de Natal. Com uma estrutura de mais de 1 mil m², que também será usada para o Ano-Novo na Paulista, fica entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo. O tema deste ano é "Banda de Noéis", com um trio de Papais-Noéis gigantes com dez metros de altura cada um. Não haverá visitação interna para o público.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que vai intensificar o monitoramento da avenida Paulista, no trecho entre a rua da Consolação e a Praça Osvaldo Cruz e recomenda aos visitantes que evitem se dirigir ao local de carro e priorizem o transporte coletivo, metrô e ônibus.


Conversa informal.

Falando em Avenida Paulista... Aqui vai uma dica imperdível.

Acrescente ao seu passeio uma visita a Livraria Cultura no Conjunto Nacional para ver a exposição "Minha Cidade" da artista plástica Rita Agueira.

"É uma série com 18 obras de pintura e desenho sobre tela, em dimensões que variam de 30x20 a 60x60cm. O assunto traz a arquitetura urbana, em desenhos espontâneos traçados com tinta preta sobre fundo colorido e as paisagens desprovidas de figuras humanas, como uma pausa para a conturbada rotina urbana", diz Rita.

Algumas telas de Rita Agueira fotografadas por Lu Bassan






"Minha cidade

Metrópole caótica.
Trânsito!
Mar imenso de pessoas que vão e vêm num ritmo frenético.
Correm do quê? Para quê? Por quê?

No meio de tudo isso, penso:
_É a minha cidade.
Linda, cinza, colorida, feia, cheia de paradoxos na sua cultura fervilhante.
Se ergue e se desconstrói continuamente.

São Paulo não pode parar?
Para mim, ela se aquieta, descansa, respira.
Lânguida e calma em sua arquitetura urbana, miscigenada e imponente.
Dá um tempo, Sampa.
Dá um tempo."

Rita Agueira



Serviço

Quando: Até 30 de dezembro.

Onde: Livraria Cultura do Conjunto Nacional - A. Paulista 2073 - Bela Vista - S.P.

Entrada Gratuita 

Um comentário:

  1. marildarj@gmail.com05/12/2012, 17:43

    Adorei essas dicas. Gostaria de estar a'i pra ver. Parabens pela reportagem, maninha. Tambe'm gostei do trabalho da Rita. Muito bom.

    ResponderExcluir