Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

4 de dezembro de 2012

Joias do Titanic expostas nos EUA



Joias recuperadas do naufrágio do Titanic serão expostas nos Estados Unidos.

São quinze itens incluindo pingentes, colares e relógios de bolso que serão exibidos primeiramente em Atlanta, depois em Orlando, na Flórida e em Las Vegas, até maio do próximo ano.



Relógio de bolso encontrado nos destroços do Titanic
 
As joias incluem diamantes, safiras e pérolas, disse a vice-presidente de coleções da RMS Titanic, Alexandra Klingelhofer, uma subsidiária da Premier Exhibitions.
 


Anel com diamante de safira recuperado no Titanic
 
"A RMS foi a primeira a recuperar objetos do Titanic e tem o direito legal sobre qualquer coisa recuperada do navio", disse Klingelhofer em declaração.

Muitas das joias recuperadas em 1987 foram encontradas em uma bolsa de couro que a empresa acredita ter pertencido a um tripulante do navio.

Segundo o procedimento, em caso de naufrágio, o comissário deveria remover as joias de um cofre no Titanic e guardá-las em sacos de couro para que pudesse devolvê-las a seus donos após o resgate. “Mas nenhum dos comissários foi encontrado”, afirmou Klingelhofer.


Durante sua viagem inaugural, o Titanic colidiu com um iceberg no norte do Oceano Atlântico, na noite de 14 de abril de 1912. O navio fazia a rota entre Southamptom, na Inglatera, e Nova York, nos Estados Unidos. Na madrugada do dia 15 de abril a embarcação afundou totalmente, resultando na morte de 1.523 pessoas entre os 2.240 passageiros. Este ano o acidente completa seu centésimo aniversário.



O colar de diamante e platina - uma das joias a serem exibidas nos Estados Unidos e também símbolo do filme Titanic.

Sobre o filme

Titanic é um filme estadunidense escrito, dirigido, co-produzido e co-editado por James Cameron. É uma história ficcionalizada do naufrágio do RMS Titanic.

Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.








Nenhum comentário:

Postar um comentário