Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

3 de abril de 2013

SP-Arte 2013 terá Picasso e Calder diretamente de NY

 
SP-Arte acontece entre 4 e 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, e vai reunir em 2013 mais de 120 galerias do Brasil e exterior. O mais importante evento do segmento na América Latina é um marco no calendário de artes do país e reúne na capital paulista todo o ecossistema da indústria, composta de colecionadores, artistas, galeristas, entusiastas, pesquisadores e curadores.

Os valores das obras que virão para a SP-Arte variam entre 500 mil e 8 milhões de dólares. Dentre elas: três Picassos: Tête d'homme (1965), Tête d'homme (1970) e Nu couché (1969). Alexander Calder terá um de seus tão famosos móbiles: Rouge et Blanc (1967) e do artista norte-americano Ross Bleckner virão dois de seus óleos: My Sister's Brain (2013) e Untitled (2012). Para completar a lista de obras inéditas no país, a Van de Weghe Fine Art tará ainda uma obra de grande formato do pintor alemão Gerhard Richter: Abstraktes Bild (1984) e duas obras de Andy Warhol.
 
Algumas galerias participantes

A galeria de artes norte-americana Van de Weghe Fine Art faz sua primeira incursão ao Brasil para participar da edição 2013 da SP-Arte. Diretamente de Nova York virão obras de grandes artistas como Pablo Picasso, Alexander Calder, Ross Bleckner e Gerhard Richter.
 


Pablo Picasso

 
Alexander Calder

Fundada em 1999, a galeria de Christophe Van De Weghe é especializada em mercado secundário de obras de artistas europeus e americanos, modernos, pós-guerra e contemporâneos. A galeria é renomada por exposições com foco histórico que repercutem tanto na crítica quanto no mercado. Em seu acervo estão obras de grandes nomes como Andy Warhol, Francis Bacon, Jean-Michel Basquiat, Alberto Giacometti, Rene Magritte, Henri Matisse, Joan Miró, Mark Rothko, dentre muitos outros.

A Fortes Vilaça, uma das galerias brasileiras confirmadas para a SP-Arte, promoverá no dia 6, sábado, a abertura da exposição Oceano Branco, do artista Carlos Bevilacqua.

A abertura acontecerá durante um brunch em celebração à SP Arte, nas dependências da galeria.

A mostra reúne oito esculturas do artista carioca. Os trabalhos foram estruturados no uso de três forças que o meio líquido torna visível: gravidade, flutuação e tensão.

As obras serão apresentadas em uma estante vazada, cujo objetivo é evidenciar a transparência dos trabalhos e as narrativas que se desenvolvem entre as esculturas.

  
 
Oceano Branco - Carlos Bevilacqua

A galeria francesa Thaddaeus Ropac, cujas sedes ficam em Paris e Salzburg, na Áustria, comemora seu 30º aniversário na SP-Arte.

O espaço, que mantém uma ótima relação com museus e colecionadores brasileiros, participará da feira paulista e apresentará em seu estande obras dos artistas Georg Baselitz (“Negative Paintings”), James Rosenquist (“Embrace”), Robert Longo, Alex Katz, Antony Gormley e Tony Cragg.

Outros nomes representados pela galeria foram confirmados para a edição deste ano da SP-Arte. São eles: Sylvie Fleury, Antony Gormley, Lori Hersberger, Ilya & Emilia Kabakov, Anselm Kiefer, Imi Knoebel, Jason Martin, Marc Quinn e Daniel Richter, entre outros.

Ao todo, quatro representantes da Thaddaeus Ropac estarão em São Paulo para o evento: Arne Ehmann, Xaver von Mentzingen, Hella Pohl e Victoire de Pourtalès.
 
 
Nach vorn die Arbeiterstudenten - Georg Baselitz
 
A 1500 Gallery, de Nova York, preparou uma programação especial para quem visitar seu estande.

A galeria nova-iorquina reunirá em seu espaço obras dos fotógrafos brasileiros Bruno Cals, Hirosuke Kitamura e Julio Bittencourt, além de trabalhos da dupla alemã Bernd e Hilla Becher, cujas fotografias se alternam num display a cada dia da feira.

Nos trabalhos expostos no evento, Cals explora possibilidades irreais de horizonte. Já Kitamura traz uma visão particular do clima do meretrício em Salvador. Bittencourt, por sua vez, traz à SP-Arte um grande políptico do edifício Prestes Maia. O objetivo da obra é registrar através de uma pequena alegoria a vida nas grandes metrópoles.

A dupla alemã que estará na feira brasileira por meio da 1500 apresentará trabalhos em preto e branco de instalações industriais.

A 1500 Gallery vai aproveitar o evento para divulgar uma grande novidade. A galeria vai abrir, ainda neste ano, uma sede no Brasil na cidade do Rio de Janeiro.
 


Sem título 18 - Bruno Cals 

Serviço

SP-Arte 2013

Quando:
De 4 a 7 de abril de 2013 - Quinta e sexta, das 14h às 22h; Sábado e domingo, das 12h às 20h.

Onde: Parque do Ibirapuera - Pavilhão Ciccillo Matarazzo. São Paulo

Quanto: Inteira R$ 30,00 ou meia-entrada R$ 15,00
 
 
 
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário