Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

25 de abril de 2013

Obra-prima inacabada de Da Vinci passa por restauração



Detalhe da obra A Virgem e o Menino com Santana

Filme mostra a restauração de obra-prima inacabada de Da Vinci

"É um dos quadros mais belos do mundo e também dos mais misteriosos. É ainda um quadro doente, desfigurado, ameaçado pelas 'reparações' e camadas sucessivas de verniz."

É assim que o museu do Louvre descreve a pintura A Virgem e o Menino com Santa Ana, de Leonardo Da Vinci (1452-1519), deixada inacabada pelo artista e considerada sua segunda mais importante, depois da Mona Lisa.


Visitantes diante da obra de Da Vinci no museu do Louvre

Para dar à obra todo seu potencial, uma operação de três anos restaurou o quadro. A velocidade e a intensidade do reparo, entretanto, dividiram os técnicos do Louvre, provocando, em 2012, a saída da chefe de restauração e do diretor de pintura do museu.

Técnicos discordaram sobre a quantidade de verniz retirado da tela - haveria dúvidas, por exemplo, se as camadas de verniz haviam sido obra do próprio Da Vinci ou de outra pessoa.

A tarefa foi documentada por Stan Neumann, em documentário de 52 minutos de duração coproduzido pelo Louvre e exibido no canal Arte1. 

Assista a um pequeno trecho do documentário Os segredos criativos de Da Vinci e veja o tela que pintei em sua homenagem.




A Virgem o Menino e Santana com Girassóis - mista e colagem s. canvas - Aline Hannun

Nenhum comentário:

Postar um comentário