Pontaletes, Caixas e Ripas de Sérgio Sister na Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo apresenta uma exposição com cerca de 30 obras do artista Sérgio Sister, entre pinturas, desenhos e objetos realizadas no período de 1990 a 2012.
Num depoimento sobre como surgiu a série Caixas e sua relação com Ripas e Pontaletes, o artista afirma: "Encontrei uma pilha de caixas vazias na garagem do prédio onde moro - essas estruturas apresentam uma solução a um problema com que eu havia encontrado na prática da pintura. As Caixas foram concebidas em um primeiro momento como obras de ateliê, objetos que foram encontrados e pintados. A pintura de suas tiras verticais foi um experimento que serviu de base para outra série, chamada Ripas, trabalhos que re-configuravam as tiras, transformado-as em ripas de madeira penduradas na parede, lado a lado, em duplas e pintadas." Mais tarde, o artista percebeu outra estrutura nos arredores de seu prédio: pontaletes utilizados na construção de um edifício para sustentar moldes de lajes de concreto. Sister pintou pontaletes parecidos, apoiando-os, agrupados, em paredes - dispondo-os como "entrosamentos de cores sustentando grandes vazios."
Sobre o processo criativo que resulta nas variadas densidades de pintura, estruturas mais ou menos aparentes de imagens, diferentes sobreposições ou predominâncias cromáticas o artista explica: "Por uma bela perversão da natureza, o espaço e o tempo acabam reunindo cacos aparentemente desconexos. Não importa se os estilhaços tenham origem na singeleza natural dos anos ou na destruição dos homens. Em algum momento, as tensões e desconexões que se acumulam ou se transfiguram apresentam-se como uma unidade íntegra e visível. Isso me chega através da pintura".
Sobre o artista
Sérgio Sister nasceu em 1948, em São Paulo, onde reside e trabalha. Entre suas exposições individuais recentes estão: Josee Bienvenue Gallery, em Nova York, Estados Unidos (2011); Pinturas, na Galeria Nara Roesler (2008); Pinturas Face a Face, no Instituto Tomie Ohtake (2007), entre outras. Suas obras fazem parte de acervos como os do Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Centro Cultural São Paulo e Instituto Figueiredo.
SERGIO SISTER
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 - Estação Luz do Metrô - S.P. Tel. 55 11 3324-1000
Nenhum comentário:
Postar um comentário