Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

5 de abril de 2013

Pintura doada ao National Truste é reconhecida como autorretrato de Rembrandt



Autorretrato - Rembrandt


Quadro doado em 2010 ao National Truste - organização britânica responsável pela preservação de castelos e casas históricas do Reino Unido - foi identificado como um autorretrato do pintor holandês Rembrandt.

Um especialista na obra de Rembrandt assegurou que a pintura, que estava nas paredes da Abadia de Buckland e era atribuída a um pupilo do mestre holandês, na verdade foi pintado pelo próprio artista.

A obra foi doada à fundação há três anos como uma peça dos herdeiros da falecida Lady Samuel de Wych Cross, cujo marido, o filantropo Lorde Samuel de Wych Cross, colecionou várias pinturas durante sua vida.

Horst Gerson, um especialista na obra do holandês, e o chamado Rembrandt Research Project (RPP), um projeto de pesquisa sobre Rembrandt, concluíram há quatro décadas que esse retrato tinha sido feito por um dos pupilos do artista.

No entanto, após analisar a evolução do estilo do pintor e após desenvolver uma nova investigação sobre a pintura a cargo do especialista mais renomado na obra de Rembrandt, Ernst Van de Wetering, o quadro passou a ser atribuído ao gênio holandês.

Na obra, datada de 1635, o artista teria aproximadamente 29 anos. Avaliado em US$ 30,1 milhões, o autorretrato não poderá ser vendido, já que a fundação tem a missão de zelar pela arte nacional em benefício público.







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