Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

9 de abril de 2013

Nova sede do MAC - USP no Parque Ibirapuera



MAC - USP APRESENTA CARLITO CARVALHOSA E MAURO RESTIFFE 

Segue em ritmo gradual a ocupação da nova sede do Museu de Arte Contemporânea da USP, no antigo prédio do Detran, em frente ao Parque do Ibirapuera. A mais recente novidade é a inauguração de um anexo de 1.800 metros quadrados do edifício, destinado a instalações de grande porte.

Ex-integrante do grupo Casa 7, ao lado de Nuno Ramos, Paulo Monteiro, Rodrigo Andrade e Fábio Miguez, o paulistano Carlito Carvalhosa montou ali a obra Sala de Espera. São setenta postes de madeira posicionados horizontalmente ao longo do espaço. Além de estabelecerem um curioso contraste com as colunas verticais originais projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, eles criam caminhos tortuosos para o percurso do espectador. Também funcionam como um elemento de desequilíbrio para a pureza branca da construção.


Sala de Espera  - Carlito Carvalhosa

O Anexo Original do MAC, que faz parte do complexo arquitetônico modernista projetado na década de 1950 e está abrigado atrás do edifício principal é, como descreve Carlito, um "espaço impressionante, um pouco infinito", com sua horizontalidade branca, escala e colunatas. "É como dia nublado na praia, em que você não sabe onde as coisas terminam". A Sala de Espera, é uma intervenção artística violenta e ao mesmo tempo leve, criada com 70 postes de madeira.

Em um mezanino do pavilhão, o fotógrafo Mauro Restiffe, paulista de São José do Rio Pardo, apresenta doze imagens em preto e branco, feitas um processo que levou cerca de três anos, durante a reforma do MAC, por encomenda do diretor da instituição, Tadeu Chiarelli. Vestígios de sujeira, presenças humanas algo espectrais, atenção à geometria modernista e panoramas difusos do horizonte da cidade a partir dos andares ganham destaque nos registros.  "É uma fotografia quase como documento, mas atemporal, que acaba deixando uma ambiguidade", diz Restiffe.



Mauro Restiffe

Serviço

CARLITO CARVALHOSA E MAURO RESTIFFE

MAC - Museu de Arte Contemporânea - Parque do Ibirapuera

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, s./n - Portão 3 - S.P. - tel. (11) 5573-9932

Quando: De 9/03 a 8/09/2013 - de terça a domingo das 10h às 18h

Entrada gratis




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário