Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

2 de abril de 2013

Obra do século XV é doada ao Masp


 A Deposição de Cristo - Hans Memling - óleo s. madeira. Obra doada ao Masp

 
O museu ganha e exibe quadro de Hans Memling que completa um díptico com obra que já pertencia à instituição.

O casal de colecionadores Lais e Telmo Porto decidiram celebrar os 30 anos de união com um gesto de desapego e doaram um quadro do final do século XV ao Masp. O óleo sobre madeira A Deposição de Cristo, atribuído ao pintor Hans Memling (1430-1494), alemão radicado na Bélgica, é a metade direita que faltava de um díptico (obra com duas peças) cujo painel esquerdo já pertencia ao museu.

Na obra que o Masp já tinha, Lamentação da Virgem, José, Maria e outras três mulheres parecem chorar por algo. O motivo está na tela que faltava: A Deposição de Jesus, morto na cruz. De acordo com o professor e curador Teixeira Coelho, autor do texto do material de incorporação da obra ao museu, são raros os episódios na história em que uma obra subdvidida pelo acaso volta a ser recomposta.  

 
Lamentação da Virgem - Hans Memling - parte do díptico que já pertencia ao Masp

Segundo o professor, o tema da deposição/lamentação, clássico na literatura cristã, foi tratado por diferentes artistas, como o flamengo Hugo van der Goes, em cuja obra Memling teria se inspirado para a realização da obra dupla. "Os dois painéis apresentam a unidade temática e de figuração requerida por um díptico: a narrativa iniciada em um completa-se formalmente no outro", acrescenta.

O díptico passa a carregar o nome da obra que acaba de chegar, A Deposição de Cristo. Segundo a assessoria dos colecionadores, eles não sabem estimar o valor monetário do painel doado, já que a obra estava na família há muitos anos.
 
O díptico completo já está em exposição no MASP.
 
Sobre Hans Memling
 
Nascido na Alemanha (1411-1494) foi um pintor que mudou-se para Flandres e trabalhou na tradição da pintura de Netherlandish. Da década de 1460 até o final de sua vida, tornou-se um dos principais artistas pintando vários retratos e grandes obras religiosas, dando continuidade ao estilo que aprendeu com seu mestre Rogier van der Weyden.
 
 
 
Serviço
 
Onde: MASP - Av. Paulista, 1578 - Bela Vista - São Paulo, 01310-200 - F: (11) 3251-5644
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário