A Deposição de Cristo - Hans Memling - óleo s. madeira. Obra doada ao Masp
Na obra que o Masp já tinha, Lamentação da Virgem, José, Maria e outras três mulheres parecem chorar por algo. O motivo está na tela que faltava: A Deposição de Jesus, morto na cruz. De acordo com o professor e curador Teixeira Coelho, autor do texto do material de incorporação da obra ao museu, são raros os episódios na história em que uma obra subdvidida pelo acaso volta a ser recomposta.
Segundo o professor, o tema da deposição/lamentação, clássico na literatura cristã, foi tratado por diferentes artistas, como o flamengo Hugo van der Goes, em cuja obra Memling teria se inspirado para a realização da obra dupla. "Os dois painéis apresentam a unidade temática e de figuração requerida por um díptico: a narrativa iniciada em um completa-se formalmente no outro", acrescenta.
O díptico passa a carregar o nome da obra que acaba de chegar, A Deposição de Cristo. Segundo a assessoria dos colecionadores, eles não sabem estimar o valor monetário do painel doado, já que a obra estava na família há muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário