Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

15 de abril de 2013

Museusinsel - Alte National Galerie ou Antiga Galeria Nacional



Alte National Galerie

Como um templo antigo, este museu, juntamente com a sua escadaria se sobressai na Ilha dos Museus. O modelo que inspirou o arquiteto Friedrich August Stiller foi a Acrópole de Atenas. Construído entre 1867 e 1876, foi o primeiro museu a ser renovado na ilha (a um custo de 74 milhões de euros) e foi reaberto ao público em 2001.

Estão em exposição obras primas da escola Romântica alemã, pinturas impressionistas, esculturas, somando mais de 140 obras primas dos mais conceituados artistas como Claude Monet, Karl Friedrich Schinkel, Edouard Manet, Adolph Menzel, Degas, Renoir entre outros.

Em local favorecido, às margens do rio, está claramente visível em um pedestal no topo da escadaria a estátua equestre de Friedrich Wilhelm IV, o rei da Prússia, responsável por todo o conceito da Museusinsel que levou mais de um século para ser constituído.



Estátua de Friedrich Wilhelm IV, rei da Prússia

Durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício foi seriamente danificado. Em 1948 foi dado início a reconstrução das ruínas, começando pelo teto que havia desabado e em 1950 foi a vez do piso ser reconstruido. Só em 1995 que começaram a trabalhar no exterior do prédio e em 1998 a remodelação geral. Em dezembro de 2001, a Antiga Galeria Nacional foi reaberta.

No primeiro andar estão localizadas as esculturas em mármore do período néoclassico que retratam a mitologia grega.



Escadaria da Antiga Galeria Nacional de Berlim



Pã consola Psiquê - Reinhold Begas

As pinturas são belíssimas e estão distribuídas pelos 3 andares do museu seguindo a ordem: realistas, idealistas, impressionistas e no último andar as pinturas classicistas e românticas.



Quarto na varanda - 1845 - Adolph Menzel



1898 - óleo s. madeira - Ludwig von Hofmann Reverie


Serviço

Alte National Galerie

Onde: Bodestr. 1-3 - 10178 Berlin - Telefone: 030 20 90 58 01

Quando: De terça a domingo das 10h às 18h exceto às quintas-feiras que funciona até às 22h. Às segundas-feiras está fechado.

Quanto: 8 euros, estudante 4 euros. Às quintas a entrada é gratuíta.




Conversa informal

Dando continuidade à matéria Museumsinse - Ilha dos Museus em Berlim - que foi dividida em capítulos, na próxima semana vamos mostrar um pouco do famoso Pergamon Museum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário